Já aqui falamos de várias ferramentas de protecção e remoção de ameaças como foram o caso do Malwarebytes ou, mais recentemente, do AdwCleaner. No entanto, no mundo Windows existem sempre várias opções e muitas delas bastante eficazes.
Hoje apresentamos o FreeFixer que pode ser descrito como um utilitário de remoção de programas potencialmente indesejados como spyware, adware, trojans, vírus e rootkits. A ter em conta que esta aplicação se destina a utilizadores médios ou avançados de informática.
Com uma interface limpa e muito simples, o FreeFixer propõe-se a analisar os sítios mais recônditos do disco onde habitualmente os programas indesejados deixam os seus rastos.
A análise a ameaças abrange programas que se iniciam com o arranque do computador, os plug-ins do browser, configurações das páginas de web, etc. No entanto, o FreefIxer não deve ser encarado como uma ferramenta de protecção constante como um antivírus: esta app deverá ser tido em conta como um complemento manual à nossa protecção quando, por exemplo, tenhamos alguma dúvida sobre se o nosso sistema se encontra comprometido.
Os ficheiros que pedirmos aprofundamento de informação, em More Info, são enviados para o servidor do FreeFixer para melhor análise e completa informação.
A ter em conta, para os utilizadores mais avançados, o facto de o FreeFixer não reconhecer quais os ficheiros ou configurações considerados como «prejudiciais», por isso o resultado da análise pode conter vários itens, ficheiros ou chaves de registo do Windows, cujos quais caberá ao utilizador decidir se pretende manter ou eliminar.
Existem ainda outras funções como são o File Nuker para eliminar de forma garantida um ficheiro por nós indicado ou ainda o Windows System File Checker: todos os ficheiros protegidos também serão analisados.
O programa conta com duas versões que são em tudo iguais, sendo que a diferença da versão gratuita para a paga reside no facto de a versão profissional permitir fazer uma quarentena aos ficheiros [baseado no KD].