ESET disponibiliza funcionalidade para combater o Ransomware
O Ransomware é certamente a maior ameaça digital e a verdade é que não existem muitas formas e ferramentas para combater esta praga. Por norma este tipo de ameaças chega por e-mail, acabando por ludibriar o utilizador, levando-o a instalar, sem se aperceber, software malicioso.
A ESET disponibilizou recentemente uma nova camada de protecção designada de Ransomware Shield que visa combater o Ransomware.
A ESET reforçou a segurança das soluções antivírus para utilizadores domésticos com a integração do Ransomware Shield, uma nova camada de protecção que tem como principal objectivo combater o ransomware. Esta nova funcionalidade junta-se às tecnologias avançadas já presentes nos produtos ESET, como por exemplo, o sistema de análise baseado na cloud ou a protecção contra ataques de rede.
O novo sistema de segurança já está disponível em todas as soluções da ESET para casa destinadas ao sistema operativo Windows.
O Ransomware Shield utiliza heurísticas comportamentais para verificar e avaliar todas as aplicações executadas. No caso de detetar uma potencial ameaça no comportamento da aplicação, ela é bloqueada de imediato e antes de poder causar qualquer dano ao computador. Em paralelo, o Ransomware Shield pode também impedir modificações a ficheiros existentes (como por exemplo, a encriptação).
A nova funcionalidade Ransomware Shield é ativada por omissão e não requer nenhuma atenção especial por parte do utilizador para manter a sua proteção até algo ser detetado. No caso de surgir uma potencial ameaça, o utilizador é alertado e pode aprovar ou negar uma medida de bloqueio.
O ransomware é uma família específica de malware que ataca os ficheiros dos utilizadores. A variante mais comum, os filecoders, encripta ficheiros num computador e exige um resgate considerável para que possam ser recuperados. Entra normalmente num computador através de anexos de correio electrónico e ficheiros maliciosos descarregados a partir da Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Pplware com teorias da conspiração “Ransomware Shield que visa combater o Ransomware Shield”, então a ESET criou uma ferramenta para combater a ela própria?
O Bitdefender tem uma ferramenta para combater Ransomware mas é tão chata isto porque pergunta a todas as aplicaçōes se podem escrever no disco, pelo que eu percebi no artigo o ESET minotoriza sozinho, alertando apenas se for uma aplicação desconhecida.
Além de que isso já o SO faz. Nenhum randomware pseudo shield tem algum valor, as melhores protecções são parametrização do SO além de comportamental do próprio utilizador.
Nada como particionar o disco. E venham os Ransomwares que vierem que o format trata disso.
Isso não resolve nada perdes informação na mesma
Se o pplware oferecesse um desconto na compra deste antivirus é que era.
Isto é uma publicidade muito subjectiva.
Um desconto? Porreiro era oferecer umas licenças… 😉 quem sabe para estes dias natalinos.
E para aqueles que queiram inteirar-se do assunto e forma de o evitar. https://heimdalsecurity.com/blog/what-is-ransomware-protection/
Inútil, para isso tudo mais vale começar a usar papel e calculadora e deixar o pc de lado, sincronizar manual.. lol
Basta alterar umas GPOs ou Local Policy conforme o caso e uns regedit e está feito, o resto é senso comum.
Então partilha lá conhecimento de GPOs ou locals que previna os Ramsomwares? Já tive alguns casos de clientes. Fiquei curioso com o teu comentário
Há pessoas que não fazem a minima ideia do que é este virus. os novos Ransomwares encriptam discos, partições , discos externos e tudo o que tiver ligado na rede.
Embora que hoje podemos ter forma de nos protegermos, até com recursos gratuitos, a verdade é que ainda é uma questão de informação e educação.
Boa tarde,
Alguém me consegue ajudar em conseguir resgatar os ficheiros que tenho com a terminação em .OSIRIS.
Obrigado