Ter um computador sem as aplicações certas é algo que hoje é inconcebível. Preparamos as nossas máquinas ao nosso gosto e com as ferramentas que necessitamos.
Um estudo recente avaliou as aplicações mais usadas nos computadores e o vencedor é o Chrome, seguido por algumas aplicações bens conhecidas de todos nós.
Foi sem qualquer surpresa que foi atribuído ao Chrome o título de aplicação mais usada nos computadores. Resultou de um estudo levado a cabo pela Avast e que se destinava a avaliar quais eram as aplicações mais usadas.
Depois da primeira posição do Chrome, que é também o browser mais usado na Internet, está uma lista de aplicações que todos conhecem e usam no seu dia-a-dia. Falamos do Adobe Reader e do Flash Player (na versão ActiveX). O Firefox vem em quarto, seguido do plugin Flash Player e do VLC. O WinRAR, o Java e o Adobe Air completam a lista das 10 primeiras posições deste estudo.
O estudo revelou ainda que, em média, os utilizadores têm instaladas 49 aplicações. Em metade desses utilizadores o browser que é usado por omissão é o Chrome, dando assim razão aos valores que têm sido apresentados, relativos à quota de mercado desde browser.
O estudo apresentado revelou ainda algumas questões preocupantes. A mais importante delas é que uma parte considerável dos utilizadores usa versões não atualizadas das aplicações. De todas, o Java é que mais está desatualizada, seguido do Flash Player, FoxIt Reader, GOM Media Player e Nitro Pro.
No lado oposto, das aplicações mais atualizadas, esta lista é comandada pelo Chrome, com 88%, e seguida do Opera, com 84%, e pelo Skype, com 76%.
Quer concordemos ou não com os valores, estes resultaram de uma amostragem dos utilizadores da Avast e, segundo a empresa, refletem a realidade e tipificam os utilizadores e os seus comportamentos.
Via Avast