Há muito que a Microsoft abandonou o Windows Phone, nas suas várias versões. Mesmo com esta perda de suporte, o sistema operativo funcionava sem problemas e com a maioria das suas funcionalidades.
A Microsoft vai agora dar mais um passo para eliminar este sistema, com o fim das notificações e de muitas outras funcionalidades já a partir de hoje.
Mesmo com algumas limitações, principalmente ao nível das aplicações da própria Microsoft, o Windows Phone continuava a ser um sistema funcional e totalmente capaz de satisfazer os utilizadores. O Windows 10 Mobile seria a alternativa lógica, mas muitos decidiram manter-se fieis e continuar com esta versão.
Hoje a Microsoft dá mais um passo no sentido de eliminar de vez o Windows Phone, ao descontinuar algumas das suas funcionalidades mais básicas e necessárias.
A iniciar pelas notificações (push notifications). Este sistema deixa assim de funcionar e os smartphones perdem a capacidade de serem alertados para novas mensagens e alertas que as apps possam gerar.
A Microsoft ainda vai mais longe, descontinuado mais algumas funcionalidades, como os Live Tiles, ou seja, as atualizações das aplicações que estão no “desktop” do Windows Phone.
Por fim, e esta também muito importante, deixa de estar acessível o Find my phone para dispositivos com Windows Phone. Este é um sistema semelhante ao que a Google e a Apple fornecem e que permite descobrir a localização dos equipamentos.
As versões 7.5 e 8 do Windows Phone são assim privadas de várias das suas funcionalidades principais. Por agora restará apenas a versão 8.1, mas provavelmente por pouco tempo. Esta decisão irá, com certeza, levar ainda mais utilizadores a atualizarem os seus equipamentos, abandonando de vez o ecossistema móvel da Microsoft.