O ecossistema móvel da Microsoft tem sofrido, nos últimos meses, uma verdadeira revolução, quase sempre pela negativa. O Windows 10 Mobile é uma realidade, mas não tem conseguido cativar os utilizadores.
O ciclo do Windows Phone 8.1 chega agora ao fim, perdendo hoje o suporte oficial da Microsoft. Daqui em diante não vão existir atualizações e este é um sistema operativo que está oficialmente terminado.
Não se entende, para já, qual será o futuro que a Microsoft pretende dar ao seu sistema operativo móvel. Se muitos rumores apontavam o seu fim quase iminente, há também rumores e provas de que este vai sofrer uma remodelação e um ressurgimento em breve, com o tantas vezes falado Surface Phone.
Era também do conhecimento de todos que o fim do Windows Phone 8.1 estava marcado, terminando o suporte da Microsoft. Essa data chegou e hoje, dia 11 de julho, o Windows Phone 8.1 perde oficialmente o seu suporte.
Na verdade, isto pouco ou nada muda para a maioria dos utilizadores deste sistema, uma vez que a última atualização aconteceu há mais de 2 anos e desde essa altura nada de novo foi lançado.
A Microsoft tinha definido para o Windows Phone 8.1 suporte durante 36 meses, o que cumpriu na íntegra, se bem que sem ter lançado muitas novidades ou atualizações.
O conselho da Microsoft é agora que os utilizadores atualizem os seus dispositivos para a versão seguinte, o Windows 10 Mobile, caso estes tenham suporte para esta versão. No caso de não existir suporte, a marca recomenda a atualização dos próprios equipamentos.
Com uma taxa de utilização de quase 74% dentro do universo da Microsoft, este é um sistema que ainda é perfeitamente capaz de ser utilizado no dia-a-dia. A falta de aplicações tem complicado a vida aos utilizadores e a situação não melhorou com a nova versão.