Os planos da Microsoft para o Windows 10 Mobile e para os dispositivos Lumia ficaram claros quando Satya Nadella anunciou recentemente o despedimento de 7800 pessoas, a maioria dentro da parte dos dispositivos móveis.
Esta redução, de peso, veio lançar alguns medos com a possibilidade da marca reduzir a gama de novos dispositivos e de até colocar em pausa o lançamento de novos dispositivos.
Mas a verdade é que com o lançamento do novo Windows 10 Mobile a Microsoft vai apresentar novos smartphones Lumia de topo para acompanhar este lançamento.
Coube a Terry Myerson, Vice Presidente Executivo da área de dispositivos e do Windows, anunciar na conferência Worldwide Partner Conference da Microsoft que a empresa se prepara para anunciar em breve vários equipamentos de topo e que vão espelhar tudo o que a marca preparou para esta nova versão do Windows para dispositivos móveis.
Contrariamente ao que se tem vido a falar a Microsoft mesmo colocar novos equipamentos no mercado, prontos para transmitir toda a melhor experiência do Windows 10, sem que ainda se saiba muito sobre eles.
A única informação fidedigna é a que Terry Myerson apresentou, e que dá a conhecer a chegada para breve destes novos equipamentos.
Last week we announced a focusing on our Lumia lineup, but let me be clear: soon you will see premium new Lumias designed for Windows 10.
É muito provável que estes novos smartphones sejam os já várias vezes falados Lumia 940 e 940XL, que se esperam que venham a ter, no caso do 940 um ecrã de 5.2 polegadas, um chipset Snapdragon 808, 3GB de RAM e uma câmara de 20MP PureView.
No caso do Lumia 940 XL é esperado que tenha um ecrã de 5.7polegadas e o chipset Snapdragon 810 chipset. Também terá 3GB e RAM e uma câmara de 20MP PureView.
Ainda não existem datas para estes lançamentos, mas devem acompanhar a chegada do novo Windows 10 Mobile, que se espera chegue no final de Agosto ou principio de Setembro.
Não será por isso estranho ver surgir os novos Lumia durante a IFA, altura em que muitas outras marcas aproveitam para lançar os seus novos equipamentos.
Em breve a Microsoft deverá lançar novas informações sobre o que vai equipar este novos dispositivos e quais vão ser as suas especificações de topo.
Esta é a altura certa da Microsoft mostrar à concorrência quais vão ser as suas armas para os próximos meses e de que forma o seu novo sistema operativo conseguirá explorar o hardware presente.