Pplware

Smartphones: a nova tendência na fotografia que vai conquistar a Xiaomi

O mercado mobile precisa de voltar a crescer. Por conseguinte, vimos no início de 2019 a aposta num novo formato, o dobrável (ainda sem frutos palpáveis). Ao mesmo tempo, a promessa das redes 5G para já é isso mesmo, mas já há uma tendência real e que promete conquistar os próximos smartphones Xiaomi.

Curioso para conhecer um dos trunfos do Xiaomi Mi MIX 4? Então venha daí!


À medida que o número de sensores e módulos fotográficos foi aumentando nos nossos smartphones, também as suas aplicações foram variando. Isto é, passamos de uma só câmara principal para módulos atualmente triplos na sua grande maioria. Aliás, temos até o caso paradigmático do Nokia 9 PureView com 5 câmaras.

A fotografia é cada vez mais um ponto forte dos smartphones

De igual modo, estas câmaras desdobram-se em funções e especificidades. Isto é, temos uma câmara com uma lente grande angular convencional, uma câmara com lente ultragrande angular, bem como uma câmara com lente zoom. Mais ainda, podemos ter outra câmara ToF para medir distâncias e auxiliar as demais câmaras.

Ao propósito, neste último caso temos o Huawei P30 Pro a ilustrar perfeitamente a utilização de quatro câmaras principais. No entanto, é na sua câmara com zoom ótico de 5x que nos concentraremos. Aí, graças a uma peculiar configuração de lentes (elementos óticos), temos uma ampliação sem perdas (até 5x).

 

 

A fotografia já tornou a Huawei numa das fabricantes de smartphones mais popular do mundo. Do mesmo modo, também a Xiaomi tem apostado neste quesito, com o atual ranking da DxOMark a servir de testemunho aos seus esforços. No entanto, esta aposta será redobrada com os próximos smartphones Xiaomi.

A fotografia nos smartphones Xiaomi

Ainda que sejam conhecidos primordialmente pela sua relação preço / qualidade, os smartphones Xiaomi estão também a esmerar-se neste quesito. Aliás, a fotografia deverá ser uma das principais apostas do Mi MIX 4, o próximo topo de gama da empresa. Algo que a tecnológica está já a preparar e como o prova esta patente.

Em causa está um novo sistema, vulgarmente apelidado de periscópio. Algo que encontramos, muito similarmente, no Huawei P30 Pro, bem como no Oppo Reno. Aliás, este último conta com zoom ótico de 10x, pelo que a Xiaomi poderá basear-se no seu sistema e implementação, agora para o Mi MIX 4.

 

Ao propósito, temos acima uma galeria com as imagens que ilustram uma das mais recentes patentes da Xiaomi. A mesma foi aprovada no último dia 2 de julho de 2019, pela entidade competente da China. Aí, vemos os detalhes da próxima implementação para smartphones Xiaomi, quiçá, já presente no Mi MIX 4.

O Xiaomi Mi MIX 4

É um dos próximos smartphones Xiaomi a serem lançados. No entanto, teremos ainda que esperar mais alguns meses, provavelmente no início de setembro próximo. Até lá, começam a ser várias as fontes que indicam esta implementação para o Mi MIX 4 e, sendo ele o futuro topo de gama da empresa, a hipótese é plausível.

Em si a patente descreve a combinação da câmara principal, com pelo menos uma lente / sistema ótico auxiliar. Desse modo, a câmara poderia ser capaz de proporcionar um zoom ótico sem perdas, além de não apresentar qualquer saliência de maior na sua parte traseira. Algo que é retratado também na imagem abaixo.

Cumpre ainda frisar que tal implementação já existe, mas não nos smartphones Xiaomi. No entanto, vemos já o mercado mobile a render-se a esta implementação, sobretudo depois de o P30 Pro da Huawei nos dar a conhecer as suas capacidades. Como resultado, o quesito da fotografia sairá reforçado no futuro Mi MIX 4.

Apontamos ainda que a solução da Oppo proporcionar o zoom ótico além da estabilização ótica de todo o sistema. Em suma, um módulo ótico de ampliação da imagem, estabilizado em três eixos. O resultado? Melhores fotografias noturnas, vídeos menos tremidos, além de mais flexibilidade graças ao zoom ótico.

Existem ainda muitas incertezas em torno do Xiaomi Mi MIX 4. No entanto, temos também já alguns rumores a indicar-lhe um sensor Samsung GW1 com uma resolução de 64 MP.

Poderá a próxima geração de smartphones Xiaomi elevar os nossos horizontes na fotografia?

 

Exit mobile version