Pplware

Quem colocará primeiro o sensor de impressão digital no ecrã?

O sensor de impressão digital pode ter atualmente várias localizações num smartphone. Não havendo um consenso sobre o melhor sítio, as marcas tentam agora colocá-lo numa zona muito mais prática, debaixo do ecrã.

Embora marcas como a Samsung e a Apple tentem desesperadamente apresentar esta tecnologia em primeiro, poderá ser outra marca a fazer as honras.


Atualmente, o sensor de impressão digital é uma das formas mais comuns de desbloquear um smartphone. Embora existam várias localizações para ele (na traseira, na parte frontal ou na lateral), não existe um consenso sobre o melhor local, estando o utilizador dependente da preferência da marca aplicada a cada diferente modelo.

Embora a tecnologia ainda não esteja totalmente desenvolvida, a próxima geração de topos de gama, ou ainda mesmo na atual, poderá ser introduzida uma nova posição para este sensor, debaixo do ecrã. Na verdade esta ideia não é nova, tendo já sido idealizada em renders dos mais variados topos de gama, sem que tivesse sido implementada com sucesso até agora.

Mas quem será o primeiro a implementar esta tecnologia?

Do que se conhece, são várias as marcas que estão a trabalhar neste tecnologia. A Samsung, Apple, Huawei e Xiaomi aceleram para introduzir o mais rapidamente essa tecnologia nos seus topos de gama, lutando para serem os primeiros a introduzir esta novidade.

Inicialmente pensava-se que a Samsung seria a primeira a implementar esta tecnologia no S8. No entanto, embora a marca coreana a tenha tentado implementar, fornecida pela Synaptics, não teve sucesso e foi obrigada a posicionar este sensor na parte traseira junto à câmara. Segundo as últimas informação, o Note 8 também não vai chegar ainda com esta tecnologia, sendo esperado que a Samsung só a introduza na próxima geração de todos de gama.

Por sua vez, a Huawei estará também a preparar esta tecnologia, mas também só a deverá introduzir na próxima geração do seu topo de gama, o Huawei P11.

Quanto à Apple, é falado que esta tecnologia possa estar já presente no próximo iPhone, sendo uma das novidades que os fãs da Apple mais esperam nesta nova versão do seu smartphone.

Mas, segundo Jiutang Pan, um conhecido investigador especializado em acompanhar as cadeias de abastecimento dos smartphones, a primeira marca a implementar o sensor de impressão digital poderá não ser nenhuma das anteriores, mas sim a marca chinesa Vivo.

Para provar o grau de desenvolvimento desta tecnologia por parte da Vivo, Pan publicou um vídeo onde é possível vê-la em funcionamento, embora não se saiba se já é possível desbloquear o smartphone a partir de qualquer zona do ecrã ou se ainda está limitada a áreas específicas.

Ao que tudo indica, poderá ser mesmo a Vivo a introduzir esta novidade no mercado, sendo possivelmente seguida pela Apple e, mais tarde, pelas restantes grandes marcas de smartphones.

Exit mobile version