Há dois gigantes que dominam o mercado dos smartphones, de forma total e sem qualquer concorrência. Falamos é claro da Apple e da Samsung.
Um terceiro concorrente, a Huawei, começa a ganhar terreno e a conseguir um espaço que muitos não julgavam possível. Os mais recentes valores financeiros, referentes a 2015, mostram uma empresa teve lucros na ordem dos 5 mil milhões de euros.
Os resultados financeiros da Huawei, referentes ao ano de 2015, foram agora apresentados e mostram que todas as divisões estão a crescer apresentando resultados financeiros muito superiores aos de anos anteriores.
A divisão dedicada aos equipamentos e soluções para os operadores teve vendas de 35,8 mil milhões de dólares ( 232,307 CNY ), o que representa um crescimentos de 21,4% face ao ano anterior. Grande parte da responsabilidade destas vendas vem das implementações 4G que estão a ser feitas ao longo do planeta, tendo a Huawei participado com toda a sua tecnologia.
Também a divisão dedicada às empresas e às soluções empresariais teve resultados elevados, que rondaram os 4,3 mil milhões de dólares, um crescimento de 40% face a 2014.
O maior crescimento de todos e a maior receita conseguida, veio da divisão de consumo da empresa. Com todos os seus equipamentos móveis a serem vendidos no planeta, a empresa apresentou resultados de 19,9 mil milhões de dólares (cerca de 17,6 mil milhões de euros), o que representa um crescimento de 73% face a 2015.
Os resultados incluem ainda alguns dados interessantes, associados ao mercado dos smartphones. A Huawei vendeu 173 milhões de telefones durante o ano passado, o que corresponde a um crescimento de 25%.
Este resultado faz a Huawei ser a primeira marca chinesa a ultrapassar a marca dos 100 milhões de smartphones vendidos.
A marca chinesa reportou que vendeu 1 milhão de unidades do seu smartphone Mate 8 em apenas um mês, desde o seu lançamento. O P8 teve vendas de 5 milhões e o Mate 7 vendeu 7 milhões de unidades durante 2015.
A Huawei também revelou que mais de 30% dos seus smartphones vendidos pertencem à gama média e alta, o que mostra uma posição de destaque da marca nestas áreas.
Não há dúvida que a Huawei tem um lugar de destaque no mercado e que em breve estará a lutar de igual com os actuais gigantes.