Pplware

Cuidado! Reconhecimento Facial do Samsung Galaxy S10 é facilmente ludibriado

… mas a Samsung avisou!

Apresentados a 20 de fevereiro de 2019, os Samsung Galaxy S10 são três dos melhores smartphones que pode encontrar no mercado. Primando pelo ecrã, qualidade de construção, desempenho, fotografia e virtualmente todos os outros aspetos que possa imaginar. Contudo, a exceção sendo a integridade do reconhecimento facial.

O mecanismo de segurança e desbloqueio dos dispositivos móveis em questão mostra-se fácil de iludir.


O caso está perfeitamente documentado, com vários testemunhos a apontar no mesmo sentido. Aliás, cumpre até apontar que o reconhecimento facial pode confundir os irmãos, ainda que estes não sejam sequer do mesmo sexo. Assim sendo, esta que deveria ser uma forma segura de desbloquear o smartphone, é tudo menos isso.

O reconhecimento facial nos Samsung Galaxy S10

Ao mesmo tempo que os utilizadores manifestam o seu desagrado no Twitter, o caso foi explorado replicado, e portanto confirmado, na nossa unidade residente. Ainda que a própria marca alerte para o potencial de risco do reconhecimento facial, não deixa de ser uma curiosidade.

Ainda assim cumpre ser dito que os Samsung Galaxy S10 não possuem o reconhecimento facial 3D. Por outras palavras, não é uma solução tão segura como o Face ID da Apple, pelo simples facto de este último ser reconhecimento facial 3D. Assim sendo, era uma falha já expectável nos novos smartphones da Samsung.

Retiramos daqui que o reconhecimento facial dos Samsung Galaxy S10 pode ser enganado por uma fotografia do utilizador registado. Aliás, até mesmo com um trecho de um vídeo, ou ao apontar a câmara frontal para o rosto de um irmão. Sim, esta acaba por ser a vertente que mais nos surpreende, e que foi exposta recentemente no Twitter.

Na publicação acima, no Twitter, a utilizadora afirma ter desbloqueado o Samsung Galaxy S10+ do seu irmão com a sua cara. Ora, apesar das semelhanças, não deixam de ser dois indivíduos de sexos opostos, algo que ainda assim não foi impedimento para o desbloqueio do smartphone.

A solução segura? O desbloqueio através da impressão digital

Além disso, volto a colocar a tónica configurar o reconhecimento facial para desbloqueio do smartphone, a Samsung adverte para isso mesmo. Ao alertar para a existência de uma solução mais segura, o desbloqueio através da impressão digital. Não que o trio de smartphones perca algum do seu brilho, mas merece ser notado.

Existem alternativas seguras

Em suma, o reconhecimento facial não é uma solução inviolável. É sim, uma forma simples e fácil de desbloquear o smartphone, algo que não é menos verdade agora do que no momento em que este foi lançado no mercado. Ainda assim, cumpre advertir para os potenciais riscos ou falhas deste sistema.

Aconselhamos o leitor que procure uma solução segura a configurar a impressão digital. Poderá também utilizar o código (PIN) de desbloqueio ou o padrão, sendo soluções não tão rápidas, mas inegavelmente mais seguras.


Exit mobile version