Depois de ter sido disponibilizada para Android, a app STAYAWAY COVID também já está disponível para iOS. De acordo alguns comentários, os utilizadores continuam com algumas dúvidas ao nível da privacidade.
No entanto, face ao “desenho” desta app, a privacidade não pode ser colocada em causa. Se tem um iPhone instale já e ajude a combater este vírus.
STAYAWAY COVID! É hora de instalar no iPhone
A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes.
A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à sua identidade ou dados pessoais. É hora de instalar no seu iPhone.
Esta aplicação foi desenvolvida pelo INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider. A Organização Mundial de Saúde sugere que, contactos a menos de 2 metros e por mais de 15 minutos com alguém portador de COVID-19 sejam considerados com elevado risco de contágio.
Principais características da app STAYAWAY COVID
1. Ausência de registo de elevado risco de contágio
Não registando contactos de proximidade com elevado risco de contágio com alguém a quem foi diagnosticada COVID-19, a aplicação informa-nos exatamente disso com a data da última avaliação.
2. Alerta de elevado risco de contágio
Se alguém de quem estivemos perigosamente próximo nos últimos 14 dias for diagnosticado com COVID-19 e informar o sistema STAYAWAY COVID, a aplicação alerta-nos de imediato do risco sugerindo que nos isolemos e contactemos a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
3. Após diagnóstico de COVID-19
No caso de contrairmos COVID-19, com o diagnóstico receberemos um código numérico que nos permitirá, anonimamente e através da aplicação, informar o sistema É este ato que permite ao sistema alertar segura e atempadamente todos aqueles que podemos ter contagiado, mesmo antes de terem tido qualquer sintoma. Não é nunca revelada a ninguém a identidade de ninguém.
Leia também….