Tal como na Europa e no resto do planeta, também em Portugal o mercado dos smartphones está muito ativo e tem muitas novidades. O nosso país segue as tendências do que se passa lá fora e as marcas continuam a apostar nos nossos consumidores.
Os resultados do terceiro trimestre foram revelados e o mercado parece estar a seguir alguns padrões. A Samsung continua firme no topo da lista, mas a Xiaomi não para de crescer, seguida de outras marcas bem conhecidas.
Samsung continua a dominar no nosso país
Os dados do terceiro trimestre de 2021 mostram que o mercado dos smartphones em Portugal segue em linha com o que o resto da Europa apresenta. As estratégias das principais marcas têm funcionado, com as vendas a crescer de forma sustentada.
Os dados revelados confirmam o que já todos sabem. Há muitos anos que as preferências dos consumidores parecem recair sobre a Samsung, com a marca coreana a manter um domínio no nosso país, que parece não querer abrandar. As mais de 80 mil unidades colocadas no mercado, face ao mesmo período de 2020, mostram isso mesmo.
The smartphone market in Portugal grew 10% YoY in 3Q2021. @SamsungPortugal regained market share as @Huawei continues to decline, while @Xiaomi and @oppo consolidate their position pic.twitter.com/RZU7HOhCoH
— Francisco Jeronimo (He/Him) (@fjeronimo) November 11, 2021
Xiaomi e OPPO não param de crescer em Portugal
Na segunda posição, algo que ganhou há algum tempo, temos a Xiaomi. Bateu a Apple e continua a garantir um crescimento muito interessante, reforçando este lugar a cada novo trimestre. Passou de uma quota de mercado de 9% em 2020 para os atuais 24% neste trimestre.
O mesmo caminho segue a OPPO, que neste trimestre tem assegurada a 4.ª posição desta tabela em Portugal. O salto que deu é bem visível, tendo agora 11% do mercado dos smartphones, bem longe do 1% que conseguiu no 3º trimestre de 2020 em Portugal.
Nem todos estão com bons resultados no nosso país
A contrariar o que temos visto fora de Portugal, temos o curto crescimento da Apple, que face a 2020 apenas foi alterado num ponto percentual. O mesmo cenário, ainda que mais visível, tem a Alcatel e a TCL, que perde 55% face a igual período de 2020.
Os dados que a IDC apresentou, e que Francisco Jerónimo revelou, vão ao encontro com o que o resto dos mercados estão a revelar. Portugal não é excessão e as principais marcas de topo assumem as mesmas posições, ainda que com a Xiaomi a seguir a Samsung, cada vez mais perto.