Pplware

O Samsung Galaxy Fold inaugurou uma nova era, sem esta tecnologia de outrora!

O dia de ontem foi extremamente gratificante para Samsung. Não só a marca apresentou a nova geração Galaxy S10, bem como o seu primeiro smartphone dobrável, o Samsung Galaxy Fold. Por fim, ficamos ainda a conhecer todo um novo leque de acessórios inteligentes, mas há outra ilação a ser daqui retirada.

Aliás, a palavra certa para a descrever é exatamente essa, a retirada. O fim da porta áudio P2, o vulgo jack de 3,5 mm.


10 anos de trabalho, investigação e aperfeiçoamento resultaram no Samsung Galaxy Fold. O primeiro (de muitos) smartphones dobráveis a ser lançados daqui em diante. Neste ponto não tenho a menor dúvida, o primeiro Fold será sucedido por várias iterações do produto.

O Samsung Galaxy Fold é fascinante

Aliás, dez anos depois do primeiro Samsung Galaxy, o Fold muda a forma do smartphone e de todo o mercado que deverá começar a procurar soluções similares. Infelizmente, com a chegada deste smartphone perdemos uma porta extremamente prática, conveniente e que não deixa de ter o seu lugar em pleno século XXI.

Antes de mais, se ainda não ficou a conhecer o Samsung Galaxy Fold, está na hora de o fazer. Em seguida, deverá também inteirar-se de todas as novidades na nossa publicação.

O smartphone em si é fascinante, se o negasse estaria a mentir. Contudo, pode abrir um precedente (talvez vinculativo) para os próximos smartphones de topo desta fabricante. Um novo mundo, uma nova geração de produtos sem algo a que me habituei ao longo dos últimos anos. Aliás, desde que me lembro de utilizar um telemóvel, e mais recentemente um smartphone, que sempre me fiz acompanhar de auscultadores ou auriculares.

É uma nova era, sem espaço para a porta áudio P2

Há espaço para uma bateria maior de maiores dimensões (e isso é ótimo). Há mais componentes a serem acomodados dentro do perfil de 6,9 milímetros de espessura quando aberto e 17 milímetros quando está fechado. Tendo em conta todos os novos desafios levantados pela nova tecnologia, é uma ótima implementação para um novo conceito, extraordinário.

A Samsung materializou os nossos sonhos com o seu smartphone dobrável. Contudo, neste futuro que ontem se revelou perante os nossos olhos, não há espaço para o meu querido jack de 3,5 mm.  Para quem utiliza o smartphone como principal reprodutor de áudio, talvez esteja na altura de procurar novas soluções.

Para tal, a fabricante apresentou-nos os seus novos auriculares sem-fios, os Galaxy Buds. A sua conveniência não está sequer em questão. Nem mesmo o avançar dos tempos e a clara dominância dos serviços de streaming que acabam por perder tantos dos detalhes e pormenores. Muitos deles que nem sabíamos estar lá. Pelo menos até experimentarmos um sistema Hi-fi.

Alternativamente, podemos utilizar auriculares ou auscultadores (com fios), desde que tenham um terminal USB-C.

Continua a ser uma porta útil em 2019

Em suma, mesmo para quem não seja um audiófilo, espero que a remoção desta porta não se alastre a mais dispositivos Samsung. Ainda que no Galaxy Fold consiga entender a necessidade de aproveitar o espaço. Nos demais, espero que esta porta “ultrapassada” continue a marcar presença.

Seja para ouvir rádio, ou mesmo o streaming do Spotify, ou Apple Music. Bem sei que os fios podem ser um incómodo, mas também o é ter que carregar mais um aparelho. Sobretudo quando, na sua grande maioria, os dispositivos Bluetooth não estão a par da qualidade proporcionada por uns auscultadores convencionais.

Concordo com a remoção da porta áudio P2, o vulgo jack de 3,5 mm? Deixe-nos a sua opinião!

Exit mobile version