Pplware

MIUI Global e CHINA Beta suspensas para alguns Xiaomi

Embora nem sempre a versão de Android seja atualizada, a Xiaomi continua constantemente a atualizar os seus smartphones com várias novidades.

De forma a centrar o trabalho dos seus programadores na experiência de utilizador e na otimização do sistema, a Xiaomi anunciou a suspensão das atualização das ROM’s Beta ou developer para muitos dos seus modelos.


A Xiaomi deverá ser uma das marcas que mais suporte dá aos seus smartphones. Embora nem sempre traga as últimas versões de Android aos seus modelos, a marca chinesa continua a implementar as últimas novidades da MIUI em vários dos seus modelos, onde o mais antigo, o Mi 2, foi lanaçado em 2012.

Na sua política de atualizações, a Xiaomi possuí dois tipos de ROM’s, uma destinada ao mercado chinês, com apenas chinês e inglês como línguas suportadas e sem Play Store, e outra destinada ao mercado global, com várias línguas incluídas e com Play Store pré-instalada. Cada uma destas versões divide-se ainda em duas versões da ROM, uma beta/developer e outra estável, onde a primeira é atualizada semanalmente à sexta-feira, enquanto a segunda é atualizada, em média, uma vez por mês.

Segundo um comunicado lançado pela Xiaomi durante o dia de ontem, o desenvolvimento das ROM’s beta/developer tanto chinesa como global vão estar suspensas num grande número de dispositivos até Agosto. Segundo a marca chinesa, esta pausa deve-se a uma aposta na otimização do sistema e na melhoria da experiência do utilizador e deverá manter-se até ao mês de agosto. As ROM’s estáveis não irão ser afetadas.

Modelos que serão afetados pela interrupção

ROM Global Beta

ROM China Beta

Modelos que mantêm o suporte semanal

ROM Global Beta

ROM China Beta

MIUI 9 a ser preparada?

Embora no início do comunicado seja referido que as atualizações serão suspensas para otimizar o sistema e melhorar a experiência do utilizador, a Xiaomi acaba o comunicado pedindo que os seus fãs que “Acreditem sempre que algo de maravilhoso está para acontecer“.

A somar a este pedido, um responsável do fórum oficial da MIUI refere que estas alterações se devem a um novo projeto que os programadores estão a desenvolver que deverá trazer boas notícias para o universo MIUI.

Olhando para o historial da marca, as novas versões da MIUI costumam ser anunciadas durante os meses de junho ou julho, com a versão estável a ser lançada no mês de agosto. Estes prazos batem certo com o agora anunciado, fazendo crer que o novo projeto que o responsável fala poderá ser mesmo a tão aguardada MIUI 9.

Se tem por hábito atualizar semanalmente o seu smartphone Xiaomi não estranhe se durante os próximos tempos não aparecerem atualizações. Segundo a própria Xiaomi, este intervalo é apenas uma pausa, não representando o fim de suporte para nenhum dos modelos citados.

Desta informação podemos também concluir que o Mi 2, lançado em 2012, vai continuar a receber atualizações oficiais da Xiaomi, prolongando ainda mais o seu tempo de vida.

Exit mobile version