Embora nem sempre a versão de Android seja atualizada, a Xiaomi continua constantemente a atualizar os seus smartphones com várias novidades.
De forma a centrar o trabalho dos seus programadores na experiência de utilizador e na otimização do sistema, a Xiaomi anunciou a suspensão das atualização das ROM’s Beta ou developer para muitos dos seus modelos.
A Xiaomi deverá ser uma das marcas que mais suporte dá aos seus smartphones. Embora nem sempre traga as últimas versões de Android aos seus modelos, a marca chinesa continua a implementar as últimas novidades da MIUI em vários dos seus modelos, onde o mais antigo, o Mi 2, foi lanaçado em 2012.
Na sua política de atualizações, a Xiaomi possuí dois tipos de ROM’s, uma destinada ao mercado chinês, com apenas chinês e inglês como línguas suportadas e sem Play Store, e outra destinada ao mercado global, com várias línguas incluídas e com Play Store pré-instalada. Cada uma destas versões divide-se ainda em duas versões da ROM, uma beta/developer e outra estável, onde a primeira é atualizada semanalmente à sexta-feira, enquanto a segunda é atualizada, em média, uma vez por mês.
Segundo um comunicado lançado pela Xiaomi durante o dia de ontem, o desenvolvimento das ROM’s beta/developer tanto chinesa como global vão estar suspensas num grande número de dispositivos até Agosto. Segundo a marca chinesa, esta pausa deve-se a uma aposta na otimização do sistema e na melhoria da experiência do utilizador e deverá manter-se até ao mês de agosto. As ROM’s estáveis não irão ser afetadas.
Modelos que serão afetados pela interrupção
ROM Global Beta
- Mi 2/2S
- Mi 3
- Mi 4
- Redmi 3/Prime
- Redmi 2
- Redmi 2 Prime
- Redmi 4A
- Redmi Note 3 Qualcomm
- Redmi Note 3 SE
- Redmi Note 4 MTK
- Mi 4i
- Redmi Note 2
- Redmi Note 4G
- Redmi Note Prime
- Mi Note
ROM China Beta
- Mi 2/2S
- Mi 3
- Mi 4
- Mi Note
- Mi Pad 1
- Mi Pad 2
- Google Nexus 5
- Redmi 1
- Redmi 1S
- Redmi 2
- Redmi 2A
- Redmi 2 Prime
- Redmi 3
- Redmi 3S/3X
- Redmi 4A
- Redmi 4
- Redmi 4 Prime
- Redmi Pro
- Redmi Note 4
- Redmi Note 3G
- Redmi Note 4G
- Redmi Note Prime
- Redmi Note 2
- Redmi Note 3 MTK
- Redmi Note 3 Qualcomm
Modelos que mantêm o suporte semanal
ROM Global Beta
- Redmi Note 4X/Qualcomm
- Mi 5
- Mi Max 32G
- Mi Max 64G(128G)
- Redmi 4X
- Mi Note 2
- Mi 5s
- Mi 5s Plus
- Redmi 3X/Redmi 3S/Prime
ROM China Beta
- Mi 6
- Mi Note 2
- Mi MIX
- Mi 5c
- Mi 5s
- Mi 5s Plus
- Mi 5
- Mi 4S
- Mi 4c
- Mi Max 2
- Mi Max 64G(128G)
- Mi Max 32G
- Mi Note Pro
- Redmi Note 4X/Qualcomm
- Redmi 4X
MIUI 9 a ser preparada?
Embora no início do comunicado seja referido que as atualizações serão suspensas para otimizar o sistema e melhorar a experiência do utilizador, a Xiaomi acaba o comunicado pedindo que os seus fãs que “Acreditem sempre que algo de maravilhoso está para acontecer“.
A somar a este pedido, um responsável do fórum oficial da MIUI refere que estas alterações se devem a um novo projeto que os programadores estão a desenvolver que deverá trazer boas notícias para o universo MIUI.
Olhando para o historial da marca, as novas versões da MIUI costumam ser anunciadas durante os meses de junho ou julho, com a versão estável a ser lançada no mês de agosto. Estes prazos batem certo com o agora anunciado, fazendo crer que o novo projeto que o responsável fala poderá ser mesmo a tão aguardada MIUI 9.
Se tem por hábito atualizar semanalmente o seu smartphone Xiaomi não estranhe se durante os próximos tempos não aparecerem atualizações. Segundo a própria Xiaomi, este intervalo é apenas uma pausa, não representando o fim de suporte para nenhum dos modelos citados.
Desta informação podemos também concluir que o Mi 2, lançado em 2012, vai continuar a receber atualizações oficiais da Xiaomi, prolongando ainda mais o seu tempo de vida.