Pplware

Mediatek irá comprar divisão de processadores móveis da Intel?

A Mediatek é, a par com a Qualcomm, um dos principais fabricantes de processadores para dispositivos móveis. Não tendo uma fama muito elevada, está associada a modelos de baixo custo.

Mas este cenário pode estar prestes a mudar. Existe uma forte probabilidade da Mediatek comprar a divisão de processadores da Intel e assim ter uma nova presença neste mercado.

Esta é ainda uma informação por confirmar, mas os rumores estão a crescer e tudo parece indicar que esta aquisição venha a ser uma realidade.

Segundo a própria empresa, as suas acções na bolsa de Taiwan estão suspensas, o que poderá indicar mudanças na empresa. No passado recente uma acção similar foi realizada antes da Mediatek anunciar a compra de quatro empresas.

Depois da Intel ter anunciado que ia abandonar o mercado dos processadores para dispositivos móveis, este activo da empresa tornou-se interessante para a sua concorrência, que assim entraria em novas arquitecturas e em novos mercados.

Ainda que não seja uma empresa conhecida no ocidente, a MediaTek produz processadores para as três principais gamas do mercado (alta, média e baixa). O seu melhor processador é actualmente o Helio X25, com 10 núcleos. Este é um processador potente, formado por dois clusters de 4 núcleos (4 x Cortex-A53 a 2GHz + 4xCortex-A53 a 1.4 GHz) e um cluster de dois núcleos (2 x Cortex-A72 a 2.5GHz).

Os processadores da gama alta da MediaTek estão equiparados à série Snapdragon 800 da Qualcomm, mas mesmo assim a marca tem a fama de produzir apenas processadores de baixo preço.

Ainda não existe confirmação de que a MediaTek vá comprar a divisão de processadores móveis da Intel e tudo está ainda no campo da especulação. A MediaTek não revelou qualquer informação que permita saber quando será feito este anúncio, mas as movimentações que existem dão a entender que esta aquisição acontecerá muitos em breve.

via GizmoChina

Exit mobile version