Pplware

A Cortana já está em testes no iPhone

As assistentes virtuais vieram para ficar e estão a ser cada vez mais usadas. Se a Google e a Apple resolveram manter as suas ligadas apenas aos seus sistemas operativos, a Microsoft alargou horizontes e tem a Cortana em muitos sistemas.

A presença da Cortana pode ser já vista no Windows 10, de desktop e Mobile, e também no Android, com testes a decorrer. No iOS, o próximo alvo, os testes reais iniciaram-se agora.

Já no início deste mês de Novembro a Microsoft tinha aberto as inscrições para todos os que quisessem testar a nova versão da Cortana, preparada para correr no sistema operativo móvel da Apple.

Na altura não se sabia qual a data prevista para o lançamento da primeira versão de testes, tendo a Microsoft recolhido apenas os dados de quem tinha a intenção de participar nos testes.

Mesmo estando limitado aos Estados Unidos, a adesão foi massiva e todos queriam testar esta nova versão da assistente virtual da Microsoft.

Segundo foi largamente anunciado por diversos utilizadores do iOS, que se inscreveram para os testes, os emails com a informação necessária para iniciarem os testes estão a chegar.

Os testes vão se feitos através da plataforma da Apple que existe para esse efeito, o TestFlight, sendo pedido aos utilizadores que realizem um conjunto específico de testes.

Por ser lançado pelo TestFlight a disponibilização será limitada a 2000 utilizadores, o que explica também o porquê de muitos ainda não terem recebido o convite para testar a Cortana no iOS.

Esta versão terá algumas limitações, quando comparada com as dos outros sistemas. A principal diferença é a inexistência de suporte para a mais enigmática função da Cortana. Falamos da frase para a activar, o Hey Cortana, que fica de fora por limitações da Apple.

Com o início destes testes fica mais perto a chegada da versão oficial da Cortana ao iOS. As datas da Microsoft apontavam para o final de 2015, algo que parece estar perto de se concretizar.

Com presença nos principais sistemas operativos móveis, a Cortana torna-se assim a mais abrangente de todas as assistentes virtuais e a que está em melhor posição para conquistar os utilizadores.

A sua limitação geográfica é neste momento a sua grande limitação, mas a Microsoft está a trabalhar no sentido de a trazer para mais idiomas e para mais países.

Exit mobile version