Pplware

Intel deixou de fabricar processadores para dispositivos móveis

O mercado dos processadores dos smartphones está dividido em áreas bem específicas e com fabricantes bem demarcados. Com processadores cada vez mais poderosos, as arquitecturas estão a evoluir.

Mas um dos fabricantes que está no mercado tomou agora a decisão de o abandonar. A Intel vai descontinuar a sua linha de processadores para smartphones e para tablets.

A decisão da Intel segue a mesma linha da tomada na passada semana e que levou a que 12 mil postos de trabalho tenham sido extintos. A empresa quer voltar aos negócios lucrativos e por isso tem de reestruturar-se e tornar-se competitiva.

Para isso vai terminar com parte da linha Atom, em particular as plataformas Broxton e a SoFIA, já ela retardada, ambas enquadradas na família Atom X3 e desenhadas especificamente para smartphones e tablets.

As linhas focadas nos tablets, os Atom x5 e x7, baseados na plataforma Cherry Trail vão continuar a ser produzidos, mas há a dúvida se o seu sucessor, o Willow Trail, chegará a ser produzido.

Todos os esforços da Intel, nesta área, vão agora ser encaminhados para o 5G e para a criação e produção dos novos modems e chips para suportar esta nova tecnologia.

Esta alteração pode trazer mudanças grandes nalguns projectos de algumas empresas, agora que vão ficar sem processadores para futuro e tendo de procurar alternativas.

Depois de anos a tentar ganhar o seu espaço neste mercado, sempre a lutar contra os gigantes MediaTek e Qualcomm, a Intel decide agora parar e reorganizar-se, para que possa manter-se uma empresa lucrativa e com posição forte no mercado.

via AnandTech

Exit mobile version