O Huawei Mate X foi um smartphone que estreou diversas tecnologias novas, sendo a resposta da fabricante chinesa ao Samsung Galaxy Fold. Agora, está a ser preparada uma segunda geração com melhorias de performance e 5G.
Este dispositivo deverá ser apresentado nos próximos meses. Tendo em conta os problemas em colocar o Mate X no mercado, esta poderá ser a geração que colocará a Huawei com um dispositivo dobrável nos mercados globais.
O Huawei Mate X marcou por completo o mercado de smartphones no início do ano. Juntamente com a Huawei, outras fabricantes desenvolveram dispositivos dobráveis que nos deram um vislumbre do que poderá ser o futuro dos nossos telemóveis.
Não obstante, estes equipamentos tiveram diversas dificuldades em penetrar no mercado. A contribuir para isto esteve o seu elevado preço e as dificuldades impostas na produção. Depois de a Samsung ter ultrapassado isso com o seu Galaxy Fold, a fabricante chinesa parece estar no mesmo caminho e o seu smartphone dobrável entrou hoje em comercialização na China.
Contudo, o lançamento para mercados globais aparenta estar reservado para a próxima geração. Segundo os últimos relatos, será denominada de Mate Xs e as melhorias face ao atual modelo não serão muito notórias.
Apesar de ter sido apresentado com o Kirin 980, o Mate X está a chegar ao mercado com o mais recente SoC Kirin 990… Esta mudança deve-se sobretudo ao facto de a sua comercialização estar a ser iniciado tão após a apresentação pública.
Assim, o Mate Xs deverá manter o mesmo processador. Para além disso, a conectividade 5G é uma garantia. Deste modo, as principais diferenças estarão nos componentes internos. Estes proporcionarão melhor uso ao utilizador e deverão fazer com que seja mais simples de produzir.
Com este novo modelo, a Huawei deverá conseguir assim ter um smartphone dobrável no mercado global. Apesar de o preço alto, o interesse era notório e a fabricante chinesa pode assim aproveitar para conquistar este segmento de mercado.