Há algum tempo que se fala do Fuchsia, o novo sistema operativo que a Google está a preparar. Ainda não se sabe onde se irá encaixar e quem deverá substituir, mas há já marcas que o começam a querer testar.
Do que foi apresentado no fórum deste SO, há já uma marca a testá-lo com sucesso. Este lugar cabe à Huawei, que já teve o Fuchsia a correr num Honor Play.
Apesar de já existir alguma informação sobre o Fuchsia, o próximo Sistema Operativo da Google, ainda não se sabe o que a Google quer fazer desta sua nova criação. Está a ser desenvolvido de forma lenta, mas com o foco necessário para o conseguir criar da forma correta.
Este novo sistema operativo ainda não tem um espaço definido, mas espera-se que em breve consiga substituir o Android e até o ChromeOS, criando assim uma alternativa unificada da Google.
Com esta incerteza e indefinição, que muitos consideram natural ainda na altura de desenvolvimento, a Huawei pegou neste sistema operativo e esteve a testá-lo num dos seus equipamentos, provavelmente para avaliar a sua utilização no futuro.
Do que foi publicado nos fóruns do Fuchsia, a marca chinesa teve já este sistema a funcionar num Honor Play, dando foco à possibilidade de o poder usar no seu processador Kirin 970 e em todos os dispositivos que usam este SoC da Huawei.
Para o conseguir, a Huawei criou código específico para o kernel do Fuchsia, o Zircon, que posteriormente adicionou ao código fonte que a Google está a gerar e a gerir, integrando-o na versão que está a ser desenvolvida.
Para os utilizadores finais este passo pode não significar muito, mas a verdade é que abre o Fuchsia para novos equipamentos e em especial para os da Huawei. Este sistema operativo deve em breve ser alvo de uma maior atenção da Google, que o poderá apresentar para novos equipamentos.