Apesar dos conflitos comerciais com os EUA, particularmente notórios a partir de maio último, a tecnológica chinesa prepara-se para nos surpreender. Ao que tudo indica, o volume de vendas para os seus smartphones Android voltará a ficar acima das expectativas dos analistas.
As previsões foram revistas, com novas metas a retratar uma realidade benevolente para a Huawei.
Recordando a revogação da licença para utilização do sistema Android em maio último, a empresa conseguiu mesmo assim superar as suas previsões de vendas para o primeiro semestre de 2019. No entanto, o prognóstico para os meses seguintes era negro, tanto nas vendas como nas receitas.
A Huawei contrariou as expectativas
Com efeito, numa das últimas previsões, refletindo já a manutenção do bloqueio comercial imposto pelos EUA, as vendas podiam ficar-se pelos 180 milhões de smartphones Android. Este sendo o valor mínimo face à meta original, 250 milhões de smartphones, estabelecida no início de 2019.
No entanto, desde o dia 29 de junho, data em que Donald Trump anunciou o fim das hostilidades que o clima tem melhorado. Sobretudo após a pronúncia do Departamento de Comércio dos EUA no sentido de retomar as relações comerciais. Posto isto, também as previsões de venda viriam a melhorar.
Huawei is thriving and in a better position than before. We are committed to our customers, protecting their privacy and enhancing cyber security. More from Huawei's Liang Hua.
— Huawei Technologies (@Huawei) July 16, 2019
Agora, de acordo com o analista Guo Minghao, a Huawei está no melhor caminho possível. Aliás, segundo as suas estimativas a empresa poderá vender mais de 260 milhões de smartphones Android em 2019. Desse modo, acabaria por superar as suas melhores expectativas traçadas no início de 2019.
A retoma para a fabricante de smartphones Android
As previsões são francamente positivas. Com a Huawei a caminho de voltar a ter total acesso aos serviços da Google, a empresa retomará a normal atividade. A partir daí, poderá continuar a lançar novos smartphones Android no mercado. Além disso, poderá também atualizar os existentes.
Espera-se também que, fruto desta reviravolta, o sentimento de mercado seja ainda mais favorável para a empresa. Isto é, estando os consumidores cientes dos últimos desenvolvimentos, a marca acabou por receber imensas atenções. Agora, canalizará tudo isso para chegar perto do consumidor.
Huawei has made several improvements to the company’s sustainability development strategy so more people have access to technology. Hear from Huawei’s Tao Jingwen.
— Huawei Technologies (@Huawei) July 15, 2019
Ainda de acordo com o mesmo analista, no panorama anterior, as previsões de venda ficavam entre os 200 a 210 milhões de terminais. Agora, perante o novo enquadramento, o valor coloca-se nos 260 milhões de smartphones Android.
A China sustentou o crescimento da Huawei
Foi graças ao mercado chinês, o maior mercado mundial de smartphones que a empresa conseguiu crescer com tamanho ímpeto. Aliás, na nação chinesa despertou-se um sentimento de nacionalismo, já associado por vários analistas à contração das quotas de mercado de fabricantes estrangeiras.
Ainda de acordo com a mesma fonte, os entraves enfrentados pela Huawei estarão finalmente ultrapassados até ao final de julho. A partir daí, tudo estará pronto para novos lançamentos e para o redobrar dos esforços, dentro e fora da China.
Desse modo, a Huawei continuará a usufruir de uma sólida base no seu mercado natal. Contudo, a sua visão de expansão passará cada vez mais pela Europa e, quiçá, também pelos EUA. Já, por fim, relembramos a ambição da marca em ultrapassar a sua rival, a sul-coreana Samsung.