O serviço de navegação do Google Maps é amplamente conhecido e presente numa grande variedade de dispositivos móveis por predefinição. Ao mesmo tempo, também a Waze conta com uma grande base de fãs, fruto de vários anos no mercado, bem como de caraterísticas e funções próprias.
Se utiliza algum destes serviços de navegação temos boas notícias para si, fruto da integração de novas funções.
Antes de mais nada, desde o início de 2019 que temos visto um rumo bem claro entre ambas as plataformas, cada vez mais similares. Aliás, vimos a chegada dos alertas sonoros para as zonas habitualmente vigiadas por radares de velocidade. Entretanto, veríamos também os alertas para os limites de velocidade a chegar ao Maps.
A convergência entre o Waze e o Google Maps
Ainda que cada aplicação e serviço de navegação continue a ter a sua própria identidade, certo é que partilham entre si várias funções. Além disso, o rumo é sempre o mesmo, da Waze, com destino à aplicação Google Maps. Ao mesmo tempo, cumpre ser dito que ambos os serviços pertencem à tecnológica norte-americana.
Agora, chega mais uma função ao Google Maps, já bem conhecida dos utilizadores do Waze. Tal como aponta a publicação 9to5Google, temos agora a possibilidade de indicar a ocorrência de engarrafamentos ou acidentes de trânsito. Isto com o intuito de alertar os demais condutores para esta eventualidade.
Ainda de acordo com o seu relato, a função está a ser gradualmente introduzida com uma atualização da aplicação para dispositivos móveis. Assim, muito em breve, quando estiver a utilizar os serviços de navegação do Google Maps, poderá ver um novo botão no canto superior direito, algo ilustrado pela imagem acima.
Poderá indicar a ocorrência de acidentes ou radares
Esta nova opção já estava a ser testada no serviço da Google há alguns meses, ainda que a sua disponibilidade fosse então muito limitada. Em contrapartida, agora estará a ser gradualmente introduzida com uma autorização da “app” para dispositivos móveis Android.
Infelizmente não sabemos quanto tempo demorará à tecnológica de Mountain View a fazer chegar esta função a todos os utilizadores. Além do mais, para já só foi detetada em dispositivos móveis com o sistema operativo Android. Pelo que não podemos avançar qualquer data de chegada ao iOS, ainda que esta venha a ocorrer.
Por fim, vemos já vários utilizadores a exporem a sua experiência na plataforma Reddit. Algo que confirma a sua distribuição gradual a vários mercados e regiões.
Já recebeu esta função do Waze no seu Google Maps?
Homepage: Google LLC
Preço: Gratuito