Pplware

Chegou o Galaxy Fold! Este é o novo smartphone dobrável da Samsung

Fiel a todos os rumores e fugas de informação, a Samsung apresentou-nos o seu primeiro smartphone dobrável. Chama-se Samsung Galaxy Fold e será o objeto de cobiça para os consumidores mais exigentes e para todos os grandes entusiastas das novas tecnologias. Em si, o produto reúne vários anos de investigação.

Apresenta-se como o novo formato para o futuro da Samsung e todo o mercado mobile, resta saber se o público também concorda.


O novo smartphone dobrável mostra-se extremamente fiel ao protótipo que vimos durante a última edição da Samsung Developers Conference (SDC). Assim, encontramos um ecrã secundário, externo, de 4,6 polegadas que será utilizado quando o smartphone estiver fechado.

Chegou o Samsung Galaxy Fold!

Já, por outro lado, com o smartphone totalmente aberto somos contemplados com um ecrã de 7,3 polegadas, um display “Infinity Flex”. Assim, poderá suprir as necessidades de quem precisa de um smartphone convencional e também de um tablet. Contudo, o seu preço poder revelar-se um “ligeiro” entrave.

O seu preço de venda ao público chega ao 1980 Dólares, cerca de 1750 Euros à atual taxa de conversão. Já relativamente à sua data de chegada ao mercado, a Samsung fará chegar o Galaxy Fold às lojas a partir do dia 26 de abril nos Estados Unidos da América. Contudo, à Europa chegará um pouco mais tarde, a 3 de maio.

 

Assim, temos ainda cerca de dois meses para juntar as nossas poupanças e decidir entre os seu três peculiares esquemas de cor. Em primeiro lugar temos o Cosmo Black (preto), Space Silver (prateado), bem como o Martian Green ou verde marciano ou o Astro Blue (azul astral). Pessoalmente, a cor que escolheria para este smartphone, já que é para dar nas vistas, então que seja sem medos.

Este é o smartphone dobrável, a visão de futuro!

Como é que podemos descrever este Samsung Galaxy Fold? Ousado? Futurista? Tudo isso e muito mais, mas começamos pelo menor dos seus ecrãs. Assim, com 4,8”, apresenta um formato 21:9, bem como uma resolução de 840 x 1960 píxeis.

Em seguida, o maior dos seus ecrãs, com 7,3 polegadas, conta com uma resolução de 1536 x 2152 píxeis. Em ambos os casos temos uma densidade de 420 píxeis por polegada. Valor mais do que suficiente para um tablet e claro, com a qualidade a que os ecrãs Super AMOLED já nos habituaram.

Este é o resultado de vários anos de investigação, trabalho e aperfeiçoamento de toda a sua tecnologia de produção de ecrãs. Assim, temos uma nova tecnologia que garantirá a durabilidade do ecrã. Já de acordo com a própria Samsung, o ecrã do Galaxy Fold foi testado (dobrar e abrir) mais de 200 mil vezes, mantendo-se perfeitamente funcional. São cerca de 100 repetições durante 5 anos.

O futuro é agora com o novo Samsung Galaxy Fold

No interior deste smartphone dobrável temos um processador a 7 nm (nanómetros) com arquitetura de 64-bits e um total de 8 núcleos de processamento. Note-se que a Samsung não especificou o modelo, nem a fabricante deste SoC. Contudo, o Snapdragon 855 da Qualcomm assenta perfeitamente nesta descrição.

Ainda que a escolha óbvia fosse o Exynos 9820 da própria marca, a sua litografia de 8 nm exclui assim este SoC da lista de possibilidades. Na sua lista de características temos também um total de 12 GB de memória RAM. Aqui bem como um total de 512 GB de armazenamento interno com o novo padrão USF 3.0.

As características do smartphone dobrável

Ainda de acordo com a própria Samsung, o padrão USF 3.0 apresenta velocidades 100% superiores às do anterior padrão, USF 2.1. Assim, o novo smartphone dobrável será duplamente mais rápido nas velocidades de leitura e escrita do que os demais dispositivos no mercado.

Em seguida, destacamos a bateria com 4380 mAh de capacidade. Uma célula que terá de alimentar os seus dois ecrãs, bem como o processador. Um pormenor cativante é a forma como a Samsung dividiu esta bateria, acomodando-a em ambos os lados do Galaxy Fold de forma a distribuir melhor o peso.

Por fim, esta sua bateria de 4380 mAh conta com carregamento sem-fios. Sem esquecer também a presença do carregamento sem-fios reversível, algo apelidado pela Samsung de Wireless Powershare.

O Samsung Galaxy Fold é surpreendentemente elegante

Aqui ao contrário do protótipo apresentado em novembro último, o Galaxy Fold é realmente elegante. Com todos os seus cantos perfeitamente arredondados e com uma espessura bastante tolerável para o seu novo e peculiar formato. Mais concretamente, tem 6,9 milímetros de espessura quando aberto e 17 milímetros quando está fechado.

Em jeito de comparação, quando está aberto o Samsung Galaxy Fold é mais fino do que o Novo Samsung Galaxy S10 e S10+, ambos com 7,8 milímetros. Mais ainda, este smartphone dobrável tem que alegrar mais componentes no seu interior. Assim, temos que louvar toda a engenharia que deu corpo a este dispositivo.

O smartphone pode ser facilmente transportado no bolso, especialmente quando está fechado. Já quando está a ser utilizado, totalmente aberto, assemelha-se a um tablet, algo perfeitamente familiar no consciente popular.

Há um total de 6 câmaras no Samsung Galaxy Fold

Na sua parte exterior temos o alinhamento triplo de câmaras. Em primeiro lugar temos o sensor de 16 MP com abertura focal de f/2.2 e uma lente grande angular com 123.º de visão. Em seguida temos um sensor de 12 MP com a lente telezoom dotada de uma abertura de f/2.4. Esta lente é capaz de nos dar um zoom ótico de 2X, bem como estabilização ótica da imagem (OIS). Por fim, temos um terceiro sensor de 12 MP com abertura variável da lente (f/2.4 e f/1.5).

Já na sua parte frontal temos duas câmaras para as selfies. A primeira com uma resolução de 10 MP, lente grande angular e abertura focal de f/2.2. Em seguida temos a segunda câmara, com 8 MP e abertura focal de f/1.9. A configuração de câmaras frontais é assim partilhada com o Samsung Galaxy S10+.

Alternativamente, quando o Samsung Galaxy Fold está dobrado temos também uma câmara frontal de 10 MP com tecnologia dual-pixel e abertura focal de f/2.2. Repare no pormenor do recorte no topo do seu ecrã de maiores dimensões, no canto superior esquerdo.

O smartphone dobrável apresenta ainda dois altifalantes com a tecnologia da AKG. Sem esquecer a sua porta USB do Tipo C, bem como a estrutura metálica que lhe dará a necessária solidez. Por fim, chegará apetrechado com os novos auriculares da empresa.

Software otimizado para o Samsung Galaxy Fold

O seu sistema operativo é o Android Pie 9.0 da Google, com a nova interface da marca, a OneUI, tendo também destacado o novo modo “Multi Active Window. Mais ainda, a Samsung afirmou estar a trabalhar em parceria com a Google para trazer mais conteúdos que possam tirar proveito deste formato.

Algo que já será visível na próxima versão do sistema operativo, o Android Q. Assim, teremos uma transição continua e suave entre os dois ecrãs. Tudo isto com o conteúdo adaptável, graças aos esforços da Google em suportar todo um novo formato.

Além do mais, o Samsung Galaxy Fold conta com o leitor de impressões digitais embutido no ecrã. Em suma, temos aqui um smartphone excecional, o primeiro de toda uma nova geração. Algo que naturalmente significa um preço igualmente extraordinário.

Exit mobile version