Pplware

Fotografia: o absoluto domíno do Huawei P30 Pro na DxOMark

Apresentados em Paris, os novos Huawei P30 e Huawei P30 Pro representam a visão de futuro para esta empresa. Os smartphones são, novamente, os melhores do mercado para a fotografia. Não apenas para a “tirar”, mas também preservar os melhores momentos para a posteridade, e o que diz a DxOMark?

Com 112 pontos na avaliação global da câmara principal, o Huawei P30 Pro é o líder absoluto no que à fotografia diz respeito. Assim sendo, temos agora três smartphones desta marca a ocupar os lugares cimeiros.


Antes de mais nada, a DxOMark é o ranking ou listagem das melhores pontuações após os testes efetuados pela empresa DxO. Assim, submetem as câmaras fotografias de smartphones (e todo o tipo de câmaras digitais) a testes protocolados. Aliás, poderá consultar aqui o seu mais recente protocolo de teste.

Qual a relevância da DxOMark?

Em seguida, com base no desempenho na série de testes, cada smartphone recebe uma pontuação. Nesse sentido, poderá consultar aqui o método de atribuição de pontos a cada um dos vários quesitos avaliados. Por fim, esta entidade também passou a testar e, em seguida, avaliar, as câmaras fotográficas frontais – de selfie.

Agora, perante a divulgação dos resultados e pontuações atribuídas da DxOMark, importa perceber o quê e o porquê deste cenário. O que é que faz dos Huawei P30 os melhores smartphones para fotografia? Aliás, todo o Top 3 é ocupado por dispositivos desta marca, estando o Samsung Galaxy S10+ em quarto lugar.

O Huawei P30 Pro conta com três câmaras na sua traseira – quatro se incluirmos a câmara ToF – e é capaz de várias proezas. Em primeiro lugar, temos um sensor de 40 MP que, na prática, produz uma imagem com 10 MP de resolução. A sua lente é o equivalente a 27 mm, ao passo que a sua abertura focal é de f/1,6 e OIS.

A grande inovação é o zoom ótico de 5x (híbrido de 10x)

Verdade seja dita, a grande novidade é mesmo a capacidade de aproximação deste smartphone para a fotografia. Assim sendo, temos zoom ótico de 5x (fator de aproximação), zoom digital de 5x, ou um zoom híbrido de 10x. Está presente no segundo sensor, com 8 MP de resolução e o equivalente focal a 125 mm.

Por fim, temos um terceiro sensor de 20 MP de resolução, bem como uma abertura focal de f/2,2, sendo esta a câmara super grande angular. Na prática, com uma lente equivalente a 16 mm. Note-se ainda que o sensor ToF é utilizado, sobretudo para medir distâncias, na Realidade Aumentada e no mecanismo de focagem.

Assim sendo, são estes três sensores os responsáveis pela fotografia. Aliás, são eles que dão os 119 pontos, a pontuação mais elevada de sempre na DxoMark para fotografia com smartphone. Por conseguinte, o Huawei P30 Pro é um novo recordista neste mundo da fotografia. Mas, como se compara ao seu antecessor direto?

O que muda na fotografia entre o P20 Pro e o Huawei P30 Pro?

De acordo com a DxoMark, as melhorias encontram-se no bokeh, o efeito artístico de desfoque do fundo. Além disso, também nas novas capacidades de zoom ótico do smartphone. Em síntese, se sente que o seu P20 Pro podia melhorar em algum destes dois pontos – bokeh e zoom – então deverá trocar para o Huawei P30 Pro.

A DxOMark salienta ainda que o smartphone se sai impecavelmente em qualquer tipo de cenário. Em qualquer tipo de fotografia e condições de luz. Aliás, durante a sua apresentação nem de outra coisa se falou em Paris. Seja nos ajustes automáticos da exposição, equilíbrio de cor e na focagem rápida e automática.

O equilíbrio dinâmico de cores não é tão extenso como no Mate 20, mas continua a ser bom, aqui de acordo com a mesma fonte. Além disso, até mesmo em cenários com pouco ou nenhuma luz, o Huawei P30 Pro consegue criar boas fotografias, algo onde os demais falham por norma.

É o melhor smartphone para fotografia em 2019

Mais ainda, é também um dos melhores smartphones para selfies. Aqui com 89 pontos, o Huawei P30 Pro está em quarto lugar. Prima, neste ponto, pela boa exposição, intervalo dinâmico de cores e fiel representação das mesmas. Assim, vemos que a sua prestação nos autoretratos também é boa, ainda que não excelente.

Além disso, temos ainda uma sólida prestação na gravação de vídeo. Aí, a DxOMark salienta a focagem automática e rápida. Contudo, aponta o dedo ao sacrifício das texturas, ou até mesmo ao ruído digital presente na gravação final. Ainda assim, o smartphone não deixará ninguém mal servido neste ponto.

Acima podemos ver um quadro, um resumo dos pontos fortes e pontos fracos, de acordo com a DxOMark. Um balanço geral daquilo que é ótimo, e daquilo que deverá ser reforçado e revisto em próximas iterações. Em suma, é o melhor smartphone da atualidade para a fotografia, mas há sempre espaço para melhoria.

Seja para fotografia ou para vídeo, pode contar com o Huawei P30 Pro

Estes resultados refletem a dedicação da empresa para com este objetivo. Criar um belíssimo smartphone para fotografia, e desde que encetaram esta parceria com a Leica os resultados têm surgido. Anos após ano os seus dispositivos móveis crescem em reputação, tanto em Portugal como na Europa e no mundo.

Além disso, a marca quase não tocou noutros pontos do Huawei P30 Pro, e mesmo da versão base. Referindo a sua bateria, tamanho e dimensões físicas, bem como o design. Contudo, evitam maçar o público com muitos detalhes técnicos, optando por uma grande aula de fotografia.

 

Exit mobile version