Pplware

Carregador universal para smartphones na Europa pode chegar ainda este ano

A União Europeia está decidida a criar um padrão para os carregadores na indústria dos smartphones e outros equipamentos. Esta é uma ideia com vários anos e que tem demorado a tomar forma e a entrar em vigor.

As ideias têm crescido e os legisladores mostram a sua vontade, com alguns passos importantes já dados. Agora, para mostrar como este processo está a decorrer, surge mais uma informação. A ideia é ter o carregador universal para smartphones na Europa ainda este ano.


Esta decisão, caso avance, vai mudar muito em vários campos da indústria. Ao assumir uma interface única para carregamento, a União Europeia facilita a reciclagem destes carregadores, independentemente da marca, que podem ser usados em qualquer dispositivo.

Claro que esta decisão pode trazer problemas a empresas como a Apple, que tem a sua interface própria e que se tem mostrado contra esta medida. Segundo declarou, este padrão pode limitar a inovação e impedir que as empresas criem novas tecnologias.

O responsável por este movimento na União Europeia revelou agora que este tome forma muito em breve. Alex Agius Saliba espera que até ao final de 2022 exista legislação aprovada para que esta medida entre em vigor.

Um acordo até o final do ano é factível. Esta é a nossa ambição

Espera-se que a assembleia legislativa possa votar a sua proposta em maio, iniciando assim o processo. Caso passe, irá permitir que sejam iniciadas conversas com os países da União Europeia sobre um esboço final do que será apresentado.

Há ainda uma mudança importante e que até agora não estava a ser contemplada pelos legisladores. Querem alargar esta medida a outros equipamentos, indo par além dos smartphones, auscultadores ou tablets.

Esta seria uma oportunidade totalmente perdida se nos concentrarmos apenas em smartphones

Assim, o objetivo é levar esta mudança a teclados, ratos, smartwatches e todos os equipamentos móveis com uma porta de carregamento. Resta saber se estes novos objetivos vão ser cumpridos e até onde será possível estender esta ideia que tem tudo para ser um sucesso.

Exit mobile version