Mesmo com todos os probleams na cadeia de produção, o mercado dos smartphones tem crescido, em especial no que toca à Samsung, Apple e Xiaomi. Estas 3 marcas dominam esta área da tecnologia com números impressionantes de vendas.
Uma dos momentos mais importantes de 2021 aconteceu em julho, quando a Xiaomi conseguiu ultrapassar a Apple no mercado global. Esse movimento parece ter sido invertido e A Apple recuperou agora a sua posição e é a segunda marca no mercado dos smartphones.
Apple recuperou a sua posição natural
Os números agora apresentados são da IDC e mostram como decorreu o terceiro trimestre de 2021 para as marcas que estão a lutar para dominar o mercado dos smartphones. A grande mudança está mesmo na recuperação da Apple, que agora tem15,2%.
Com este resultado, a gigante de Cupertino recupera a segunda posição desta tabela, ultrapassando a Xiaomi. A marca chinesa mantém um valor praticamente igual ao que tinha no mesmo período de 2020, rondando os 13% de quota de mercado.
Worldwide Smartphone Shipments, Market Share, and Year-Over-Year Growth, Q3 2021 (shipments in millions of units) | |||||
Company | 3Q21 Shipments | 3Q21 Market Share | 3Q20 Shipments | 3Q20 Market Share | Year-Over-Year Change |
1. Samsung | 69.0 | 20.8% | 80.4 | 22.7% | -14.2% |
2. Apple | 50.4 | 15.2% | 41.7 | 11.7% | 20.8% |
3. Xiaomi | 44.3 | 13.4% | 46.5 | 13.1% | -4.6% |
4T. vivo | 33.3 | 10.1% | 31.5 | 8.9% | 5.8% |
4T. OPPO | 33.2 | 10.0% | 30.6 | 8.6% | 8.6% |
Others | 101.1 | 30.5% | 124.3 | 35.0% | -18.7% |
Total | 331.2 | 100.0% | 354.9 | 100.0% | -6.7% |
Source: IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, October 28, 2021 |
Xiaomi continua forte, mas perde terreno
Esta nova posição resulta de forma clara das novidades que a Apple apresentou em setembro. A chegada do iPhone 13 veio reanimar o mercado e dar um novo fôlego a esta área. A Xiaomi teve também novidades, mas que chegaram mais tarde.
Os números parecem claros e os 50,4 milhões de smartphones que a Apple colocou no mercado foram o motor para este crescimento. Em comparação, a Xiaomi atingiu uma meta que fica 6,1 milhões de equipamentos mais longe e assim teve uma quebra.
Samsung segue firme no topo deste mercado
Longe desta guerra está a Samsung, que manteve a posição de topo, sem qualquer hesitação. Mesmo com uma perda de 2 pontos percentuais, que se refletem em 10 milhões de smartphones, a marca coreana está com uma folga grande face à sua concorrência.
Também a crescer e a ganhar terreno estão 2 marcas que são cada vez mais vistas. Falamos da vivo e da OPPO, que partilham agora a 4.ª posição no mercado, com apenas 0,1% a separar estas duas fabricantes de smartphones. Resta saber como o mercado irá reagir no último trimestre do ano, habitualmente favorável à Apple e aos seus produtos.