Se no início de setembro a app STAYAWAY COVID tinha alcançado os 500 mi mil downloads, o número agora é bem diferente. De acordo com dados revelados pela ministra da Saúde, Marta Temido, a app STAYAWAY COVID já foi descarregada 2,4 milhões de vezes.
E você, já instalou esta app?
Com a pandemia com “sintomas” de descontrolada em alguns países, onde se inclui Portugal, é preciso rapidamente encontrar soluções e definir estratégias. O uso de apps “Anti-Covid” pode ser uma das soluções, pelo menos ao nível da quebra das cadeias de transmissão. O PSD já admitiu propor uma nova aplicação obrigatória “anti-covid”, mesmo que isso custe alguns direitos dos cidadãos.
Depois de um debate intenso sobre a app STAYAWAY COVID, o primeiro-ministro António Costa recuou e suspendeu o debate sobre a app. Pelo “caminho” o registo de um enorme volume de downloads da app… e talvez possa ter sido essa a estratégia do primeiro-ministro.
STAYAWAY COVID: 2.415.536 downloads e 566 códigos inseridos
Durante a conferência de imprensa da Minsitra da Saúde, Marta Temido, foi revelado que a aplicação já foi descarregada 2.415.536 de vezes tendo sido inseridos 566 códigos. A ministra revelou também que a app originou 294 chamadas para a linha SNS24.
Marta Temido destacou também o papel da linha SNS24, que em 2020 totalizou já 2.415.865 chamadas atendidas. O afluxo a esta plataforma bateu o recorde em outubro, com 435.833 chamadas, contra as 381.270 contabilizadas em março no início da pandemia. Portugal já efetuou mais de 3,2 milhões de testes de diagnóstico à COVID-19.
A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes. A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à sua identidade ou dados pessoais.