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Xiaomi perdeu o Top 5 mundial no 1.º trimestre de 2019 – Gartner

A agência Gartner, especializada na análise e estudos de mercado, disponibilizou o seu mais recente relatório com as conclusões do 1.º trimestre de 2019. De acordo com os seus dados vemos uma contração de 2.7% em todo o mercado de smartphones, com a Samsung, Huawei e Apple no pódio. Já a Xiaomi, saiu do Top 5.

Os dados avaliam não só o volume de vendas de smartphones, mas também a quota de mercado.


De acordo com os dados avançados podemos ver, primeiramente, uma quebra de 2,7% no mercado global de smartphones entre janeiro e março de 2019. Uma quebra que ainda assim resultou na venda de 373 milhões de smartphones por todo o mundo, mas foi a Huawei quem mais cresceu no intervalo de tempo em apreço.

O mercado global de smartphones caiu 2,7%

Ainda que estes valores antecedam o recente agravar do bloqueio imposto à Huawei, certo é que o primeiro trimestre do ano foi vantajoso para a empresa. Com efeito, a empresa chinesa registou um crescimento anual de 44,5%. Uma cifra que se traduz em 58,4 milhões de smartphones vendidos nestes três meses.

Ao mesmo tempo, a Huawei conseguiu cimentar o seu segundo lugar. Posição reforçada com o afastamento face à Apple, em terceiro lugar e mais próxima da Samsung, atualmente em primeiro lugar. Para todos os efeitos, este foi um trimestre incrível para a Huawei e para várias outras fabricantes chinesas.

 

 

Nesse sentido, vimos a Huawei a crescer de forma particularmente significativa na China, bem como na Europa. Mercados que, de acordo com a Gartner, deram à Huawei um forte empurrão, rumo à posição atualmente ocupada pela líder, Samsung. De igual modo, alargaram a sua vantagem face à Huawei.

A Gartner atribuiu à Huawei uma quota de mercado de 15,7% no 1.º trimestre de 2019. Já no período homólogo de 2018, a Huawei tinha um total de 10,5% de quota de mercado, estando então atrás da norte-americana Apple.

A Huawei cresceu 69% na Europa e 33% na China

Em primeiro lugar continuamos a observar a Samsung. A gigante sul-coreana vendeu mais de 71,6 milhões de smartphones, resultando numa quota de mercado de 19,2%. Ainda assim, a Samsung registou uma queda ligeira face ao período homólogo de 2018, onde tinha 20,5% de quota de mercado.

Mais ainda, a Samsung vendeu menos cerca de 7 milhões de smartphones entre o primeiro trimestre de 2019 e o período homólogo de 2018. Ainda que tal não faça perigar a sua posição cimeira, é um claro sinal que os consumidores estão cada vez mais atentos às demais alternativas, sobretudo das fabricantes chinesas.

 

 

O grande salto da Huawei, entre 2018 e 2019, colocou a tecnológica chinesa já atrás da Samsung. No entanto, os recentes desenvolvimentos são demasiado sérios para não se fazerem sentir nas suas vendas. Algo que só o tempo o dirá e no meio de tudo isto, esperemos que o consumidor saia a ganhar.

Importa ainda salientar que o impacto da nova geração Samsung Galaxy S10 só será sentido no próximo trimestre. Ao propósito, relembramos que esta geração de smartphones não chegou a tempo de ser incluída neste relatório de vendas, compilado pela Gartner.

Em terceiro lugar temos a Apple

Ainda que a sua posição seja confortável, a Apple também escorregou nas vendas durante o primeiro trimestre de 2019. Algo que já era previsto e que serviu de tese a muitas agências de análise de mercado. Com efeito, a Apple registou uma queda de 17,6% para 44,6 milhões de unidades vendidas no período em análise.

Apesar de a tecnológica ter reduzido o preço de alguns modelos de iPhone em mercados-chave como a Índia, tal não viria a ser suficiente. Assim, também a Apple contraiu, passando de 14,1% de quota de mercado em 2018 para 11,9% no primeiro trimestre deste ano.

 

 

De acordo com a Gartner, os motivos desta queda prendem-se com o elevado preço dos iPhones, bem como a escassez de inovação entre cada nova geração. Como consequência, os consumidores procuraram alternativas mais estimulantes, ou não tão onerosas.

Aliás, também a Samsung foi afetada pelo mesmo flagelo de acordo com a Gartner. Contudo, importa salientar que a Apple tinha a mais recente geração de iPhones no mercado, ao passo que a Samsung não.

Samsung lidera, com a Xiaomi a sair do Top 5

O Top 3 manteve-se inalterado face ao 4.º trimestre de 2018, no entanto, o mesmo não pode ser dito quanto ao Top 5 global. Aí, vemos a empresa de Lei Jun a perder o quarto e nobre lugar que até então ocupava. Ainda que os seus smartphones se alastrem cada vez mais pela Europa e pela Índia, certo é que caíram do Top 5 global.

No seu lugar temos agora a Vivo, fabricante chinesa de smartphones, tal como a Oppo. Ambas as tecnológicas, num só trimestre, conseguiram ultrapassar a Xiaomo no que ao volume de vendas diz respeito. Ainda assim, a Xiaomi tem agora novos smartphones topo de gama no mercado. Aliás, tem até uma nova submarca, a Redmi.

 

A Xiaomi já estaria a contar com este cenário. Para tal, vimos recentemente a tecnológica a diversificar o seu modelo de vendas e a apostar na sua nova empresa satélite. Entretanto, a Vivo vendeu 27,4 milhões de smartphones no primeiro trimestre, um valor que a xiaomi não conseguiu atingir.

A Xiaomi colocou novos smartphones de topo no mercado

A propósito, a Gartner aponta a inclusão dos leitores de impressões digitais no ecrã dos smartphones. Tal como as câmaras pop-up e as margens reduzidas. Algo que, sobretudo no seu mercado natal, ajudou a Vivo a subir neste ranking global. Aliás, também a OPPO seguiu, com sucesso, esta mesma estratégia.

Aguardamos agora pela análise do verdadeiro impacto dos novos smartphones Xiaomi no mercado. Ao mesmo tempo, aguardamos também pela análise do desempenho da Huawei no 2.º trimestre. Poderá a Huawei continuar a crescer a tão bom ritmo como neste trimestre?

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