Pplware

Xiaomi Mi MIX 4 terá câmara de 108 MP e 64 MP nos próximos Redmi

Aliando-se à Samsung, tanto a Xiaomi como a sua empresa-satélite, Redmi, estarão entre as primeiras a utilizar os novos sensores ISOCELL ainda em 2019. Agora, ficamos a saber que estes sensores terão entre 64 MP e 108 MP, ficando este último reservado para o flagship Xiaomi Mi MIX 4.

Entretanto, também a Realme fez saber que utilizará o sensor ISOCELL da Samsung com 64 MP.


Está assim lançada a nova corrida aos megapíxeis com o mote a ser “uma nova era de câmaras“. Esta, por sua vez, será liderada pelos esforços da Redmi, bem como da própria casa-mãe, Xiaomi. Agora, graças às redes sociais da empresa, bem como as partilhas efetuadas por vários executivos, ficamos a conhecer os detalhes.

Uma nova era de fotografia no seio da Redmi e Xiaomi

Em primeiro lugar, contamos com um novo smartphone da família Redmi, possivelmente um Redmi Note 8 a estrear na Índia. O terminal, de gama média, destacar-se-á não só pelo preço competitivo, mas também pela prometida câmara de 64 MP. O anúncio foi feito recentemente pela empresa através das redes sociais.

Veja-se, por exemplo, a imagem publicada no Twitter, na qual a garantia é dada aos seguidores. Será com um sensor da Samsung, da linha ISOCELL, que este dispositivo se aventurará no “futuro da câmara”, o moto empregue pela empresa chinesa. A mesma promete ainda resultados incríveis e nunca antes vistos.

 

 

Ainda que nada mais tenha sido avançado sobre o smartphone, ou smartphones da Redmi que os utilizarão, a tónica recaiu sobre os detalhes do sensor. Mais concretamente, o seu tamanho, de 1/1,7 polegadas com a dimensão dos píxeis a ser igualmente declarada em várias das imagens divulgadas recentemente.

A “nova era da fotografia” com os sensores ISOCELL da Samsung

Partindo desta base, a Redmi destaca ainda funções como o Smart ISO, ou as capacidades de HDR híbrido e tridimensional. Este último termo é clarificado em seguida pela marca, como sendo ativado com recurso ao hardware. Ainda presente é a referência às melhorias na reprodução de cores com os novos sensores.

 

 

E se tudo isto já impressiona, a Redmi vai mais além. Com efeito, a marca satélite da Xiaomi afirma ainda que este será um salto de 38% com mais píxeis do que a atual câmara de 48 MP. Na prática, com o sensor de 64 MP a marca acredita que as suas fotos terão mais luz, mais vibrantes e mais detalhes do que nunca.

Dos 48 MP passaremos para os 64 MP nos Redmi

A tecnológica partilhou ainda uma série de dados em torno da nova câmara para os Redmi. Assim sendo, ficamos a saber que não só a contagem de píxeis será maior, mas também o tamanho do sensor será notoriamente grande. Por conseguinte, também será possível imprimir a imagem em formatos “gigantes”.

Ainda que as melhorias práticas de tal aumento de resolução não estejam comprovadas, são realmente avanços consideráveis. Agora, esperemos que o novo hardware da Samsung seja bem aproveitado, sobretudo ao nível do software de processamento da imagem para que as fotografias e vídeos surpreendam o utilizador final.

Em síntese, é provável que o novo sensor de 64 MP continue a utilizar o pixel binning, ou a combinação da informação presente em 4 píxeis adjacentes para criar um só. Por conseguinte, as imagens finais não teriam 64 MP de resolução, o que sobrecarregaria o armazenamento do terminal, mas sim 16 MP.

O Xiaomi Mi MIX 4 terá uma câmara de 108 MP

E se 64 MP num sensor pode parecer já um abuso, preparem-se para o Xiaomi Mi MIX 4. Com efeito, o próximo e prometido topo de gama da Xiaomi para o final de 2019 contará também com um novo sensor ISOCELL da Samsung. Este, por sua vez, salta diretamente para os 108 MP de resolução.

 

Os motivos para tal são-nos completamente alheios. Contudo, pelo que já é referido pela Xiaomi nas suas redes sociais, o efeito “Wow” é certamente uma das razões. Note-se, por exemplo, que os executivos da marca já estão a afirmar que este será o primeiro smartphone a chegar ao mercado com uma câmara de 100 MP.

Reiteramos, contudo, que resolução do sensor não é um garante da qualidade final da imagem. É, sim, sinónimo de mais informação registada, mas que sem um bom processamento, pode ser de pouca utilidade. Agora, esperamos por mais novidades da Xiaomi e por detalhes quanto ao aproveitamento destes 100 MP.

A utilização deste sensor Samsung ISOCELL no Xiaomi Mi MIX 4 foi veiculada pelo leaker Ice Universe, através do seu perfil de Twitter. Caso tal se verifique, teremos assim um forte trunfo para o terminal. Quando muito não seja para fortalecer o seu apelo ao público geral.

Esperemos, ainda assim, que estes 108 MP se traduzam em real qualidade fotográfica. O dispositivo em si, o Mi MIX 4, deverá ser apresentado nos últimos meses do ano.

Leia mais…

 

Exit mobile version