A relação da Xiaomi com os seus utilizadores nem sempre é pacífica. Sabe-se que a marca chinesa coloca publicidade em locais determinantes dos seus sistemas e da suas apps. Esta, diz a marca, serve para financiar parte dos serviços que oferece.
Com a mais recente atualização da app Mi Fit os utilizadores viram chegar uma novidade que não era pedida. Esta app passou a contar com publicidade, algo que está a deixar os utilizadores descontentes.
Publicidade na Mi Fit? Há muitos mais utilizadores a ver
A Mi Fit é uma app essencial para quem tem um smartwatch ou uma smartband da Xiaomi. É com esta app que podem sincronizar os equipamentos e receber os dados que foram recolhendo ao longo do tempo.
Tendo esta particularidade, não se esperava que a Xiaomi usasse as suas opções e as suas interfaces como montra para a publicidade dos seus parceiros. Mas é precisamente isso que está a acontecer, mesmo que os utilizadores não queiram.
Esta novidade chegou com a mais recente versão da app Mi Fit, de forma muito discreta e subtil. A Xiaomi surpreendentemente não a declarou na lista de novidades e nem a apresentou de qualquer forma aos utilizadores.
A Xiaomi já tem comentários descontentes sobre esta app
O mais caricato é que esta publicidade não pode ser removida da app. A única opção presente serve para ligar ou desligar a criação de um perfil de publicidade. Caso recusem, a publicidade apresentada não será posteriormente adaptada ao utilizador.
Como seria esperado, principalmente os utilizadores da app da Xiaomi têm estado a reclamar da publicidade. Segundo muitos, já fizeram a compra de uma Mi Band e por isso não têm de pagar novamente com a visualização de publicidade.
A Xiaomi ainda não reagiu a esta situação, mas deve fazê-lo da mesma forma que fez com as situações anteriores. A marca vai reconhecer e tentar reduzir a sua apresentação, ainda que demore muito tempo para o conseguir