Uma das formas das marcas, como a Xiaomi ou a Samsung, de aumentar o desempenho dos seus smartphones é recorrendo a uma extensão de memória. Esta garante ao equipamento mais recursos, em especial nos que têm menos acessíveis.
Com esta opção já disseminada na MIUI, a Xiaomi garantia este extra aos seus utilizadores. Agora, e do que começa a ser visto, a marca parece estar a remover esta opção em alguns dos seus smartphones.
Cada vez mais vemos os smartphones a serem lançados com volumes enormes de RAM. Esta memória consegue ajudar os utilizadores a gerir melhor as suas aplicações e o acesso aos destas, sem perder desempenho ou mostrar abrandamento.
A Xiaomi abraçou esta opção de forma generalizada, recorrendo ao armazenamento para garantir este extra. Limitou-a a 3GB, algo que foi entendido entre um equilíbrio entre o que remove do armazenamento e o extra de RAM que adiciona.
Com testes a decorrer na nova versão da MIUI, baseada no Android 12, foi notado que esta opção está em falta. Não é uma remoção geral, mas aparentemente algumas versões desta camada de personalização perderam esta opção.
Não se sabe ao certo o porquê, mas existem já algumas teorias para que a Xiaomi tenha removido do Mi 11 Ultra ou do Redmi K40 esta opção. A mais lógica é que esta não parece ser necessária, dado que estes smartphones têm bastante memória disponível nas suas especificações.
Xiaomi removed Memory Extention feature on some devices (like Mi 11 Ultra, Redmi K40 etc.) with Android 12 update but Mi 10 series still have this feature. pic.twitter.com/yWxxxmOrd1
— xiaomiui | Xiaomi & MIUI News (@xiaomiui) December 4, 2021
Há ainda quem avance que esta poderá ser apenas uma decisão temporária, durante o período de desenvolvimento da nova versão da MIUI. Assim, e caso se confirme, a extensão de memória regressará com o lançamento da versão baseada no Android 12.
Dado que esta nova versão da MIUI está ainda em testes, não se sabe qual será a decisão final da Xiaomi. Nessa mesma altura saber-se-à se é uma decisão apenas para as versões da China ou se afetará também as versões do mercado global.