A Xiaomi é actualmente uma das empresas com maior destaque no mundo dos smartphones/tablets.
A empresa chinesa, que contratou Hugo Barra (que na altura da contratação referiu mesmo que daqui a alguns anos o mundo falará da Xiaomi como fala da Google ou Apple) tem crescido a um ritmo muito forte e os resultados estão já a vista “A Xiaomi ultrapassou a Samsung e já é líder na China”.
De acordo com a Canalys, a Xiaomi vendeu 15 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2014, mais 4,4 milhões que em igual período de 2013. Por outro lado a Samsung “apenas” vendeu 13.2 milhões de unidades, o que significou uma quebra nas vendas, tendo em conta que no segundo trimestre de 2013 a empresa tinha vendido 15,5 milhões de dispositivos.
Em termos de quota de mercado, a chinesa Xiaomi segue à frente com 14% enquanto a Samsung, Lenovo e Yulong rondam os 12%.
O hardware topo de gama e o baixo preço são factores que fazem parte da estratégia da Xiaomi e pelos que se tem assistido tem tido excelentes resultados.
Apesar de cerca de 97% das vendas da gigante chinesa serem apenas na China, a Xiaomi olha já para o mercado internacional para conseguir atingir vendas, ainda este ano, na ordem dos 60 milhões de unidades.À escala mundial a Samsung mantém a primeira posição e a Xiaomi está já na quinta posição.
De relembrar que recentemente a empresa lançou o super potente smartphone Mi 4 (que é mais rápido do mundo e custa apenas metade do Samsung S5) e também a smartband Mi Band por apenas 10€
Com este ritmo de crescimento fantásticos e com equipamentos fantásticos, será que Xiaomi conseguirá derrubar a Samsung e Apple no mercado mundial?