Não é segredo nenhum que a Xiaomi está a colocar na sua MIUI publicidade e que esta está cada vez mais intrusiva, chegando a zonas do Android onde não era esperada. O mais recente caso mostra isso.
Reagindo a esse caso, onde a publicidade foi detetada nas Definições da MIUI, a Xiaomi já respondeu e confirmou esta sua posição. Revelou ainda que este é um cenário que se vai manter no futuro.
Por muito discreta e pouco intrusiva que seja, a publicidade nos sistemas operativos estraga a experiência de utilização dos utilizadores. Foi com esta ideia que surgiram recentemente queixas da presença de publicidade na zona de Definições da MIUI.
Na altura pensava-se que poderia ser apenas um teste da Xiaomi, uma vez que surgia apenas a alguns utilizadores e em versões específicas da MIUI. A verdade é que, segundo a Xiaomi, este não é um teste e a publicidade vai ser mantida na MIUI.
Ao reagir a todas as críticas que foram feitas a este caso, a Xiaomi admitiu a sua posição e revelou que a publicidade irá ser mantida no futuro. Segundo a marca chinesa, esta publicidade faz parte dos serviços de Internet da empresa e também do seu próprio modelo de negócio, de onde vai buscar rendimentos.
A Xiaomi revelou também que disponibiliza aos utilizadores uma forma de remover a apresentação dessa mesma publicidade, para que assim a sua experiência com a MIUI seja a melhor possível. Indicou também que esta publicidade não será mostrada nos Mi A1 e Mi A2.
Xiaomi now shows ads even in the Settings.https://t.co/rk7dRDXN7k pic.twitter.com/S9Q4OK85h2
— Lukas Stefanko (@LukasStefanko) September 16, 2018
A verdade é que esses tais mecanismos parecem não estar a funcionar. Muitas das queixas que surgiram revelam que mesmo alterando as definições da MIUI a publicidade continua presente.
Claro que a Xiaomi não é a única empresa a mostrar publicidade nos seus equipamentos. Outras marcas chinesas fazem-no e, por exemplo, a Amazon tem um smartphone de baixo custo em que essa publicidade está presente. A próprio Samsung envia publicidade aos seus utilizadores através de notificações.