Pplware

Snapdragon 800 e 801 não vão receber Android Nougat

A chegada do Android Nougat veio, como é normal, trazer a dúvida sobre que equipamentos vão receber esta nova versão. Para além dos Nexus, que já sabemos que vão receber esta versão, pouco mais se sabe sobre quem e como vai receber a actualização.

Mas uma nova informação surgiu e mostra que um leque grande de equipamentos vai mesmo ficar de fora. Todos os que estão assentes nos SoCs 800 e 801 ficam excluídos, e tudo por culpa da Snapdragon.

Para além da Google, os próprios fabricantes de smartphones e de alguns componentes são responsáveis por parte dos componentes usados nas actualizações do Android. São eles que interligam o seu hardware com o novo sistema operativo.

A incerteza sobre que equipamentos vão receber o Android Nougat é ainda grande e a expectativa sobre as confirmações das marcas tem deixado os utilizadores apreensivos, uma vez que a própria Google deixou alguns dos seus equipamentos icónicos de fora.

Um Tweet da conta LlabTooFeR veio lançar algumas novas ideias sobre novos equipamentos que vão ficar de fora desta actualização, por culpa da própria Qualcomm.

A decisão da fabricante dos processadores Snapdragon ainda não foi formalmente anunciada, mas esta decisão de não criar os drivers gráficos para os 800 e 801 deixa de fora muitos equipamentos.

A lista é extensa, mas a título de exemplo, esta decisão garante de imediato que o OnePlus X, Moto X (de segunda geração), Sony Xperia Z3, Sony Xperia Z3 Compact, LG G3, Samsung Galaxy S5 e Samsung Galaxy Note 3 não vão receber a actualização para o Android Nougat.

Este é mais um factor que vai fazer aumentar a fragmentação do Android. Os equipamentos que vão ser deixados de fora não são recentes, mas esperava-se que pudessem receber o Android Nougat sem qualquer problema, dependendo apenas do seu fabricante.

Exit mobile version