Mesmo com todos os alertas emitidos, os utilizadores procuram apps não oficiais de muitos serviços, que prometem trazer mais funcionalidades. Se em muitos casos isso é verdade, há outros em que essa decisão pode sair cara. Uma das apps alternativas ao YouTube no Android, o SmartTube, mostra isso agora, ao descobrir-se que está infetada com malware.
SmartTube é um perigo e está cheio de malware
Por vezes, utilizar aplicações de terceiros de fontes que não as lojas oficiais pode ser arriscado. O recente incidente com o SmartTube é um ótimo exemplo disso. Esta APK, uma alternativa ao YouTube para dispositivos Android e Amazon, viu a sua integridade comprometida. Isto aconteceu em duas das suas versões mais recentes, a 11.43 e a 11.47.
Como resultado, a Google e a Amazon desativaram estas aplicações em vários dispositivos, e quem ainda o tiver instalado, é altamente recomendável que o apague. O SmartTube, como serviço alternativo para aceder a conteúdos de vídeo, tinha uma grande base de utilizadores. Estes procuravam evitar os anúncios irritantes presentes noutros serviços, como o YouTube.
Descarregar o APK era tão simples como aceder ao GitHub. No entanto, parece que uma falha de segurança permitiu a introdução de malware na aplicação durante uma das atualizações. Esta acabou por se espalhar para as versões seguintes sem ser detetado.
Alternativa ao YouTube no Android é um problema
É por isso que o criador do SmartTube removeu todas as versões anteriores da aplicação para impedir os utilizadores de as descarregar. Quer garantir que obtêm a versão mais recente, que já corrigiu o problema com o malware. Quem tiver o SmartTube instalado em algum dos seus dispositivos, o melhor é desinstalar a app e optar pela versão mais recente, que conta com melhorias de segurança.
Infelizmente, as capacidades do malware são desconhecidas. É impossível afirmar com certeza o quanto os seus dados podem ter sido comprometidos. No entanto, considerando que as permissões solicitadas pelo APK foram mínimas, as probabilidades de o malware causar danos graves no dispositivo ou nos dados nele armazenados são reduzidas.
Ainda assim, quem tiver vinculado a sua conta Google, deverá rever as suas permissões. Além disso, deve verificar o seu histórico de atividades e visualizações no YouTube. Poderá encontrar algumas surpresas e que provavelmente vai perceber que tem os seus dados comprometidos, da forma que não queria.