Se há marcas icónicas na Internet e nos smartphones, a BlackBerry está entre elas. Esta fabricante teve uma oferta única neste campo e sempre foi conotada com o que de melhora havia nesta área, quando era rainha incontestável.
Os anos não foram simpáticos para a BlackBerry, que não soube responder à altura da concorrência e acabou por quase desaparecer. A sua grande salvadora, a TCL anunciou agora também que vai terminar. Ao fim de muitos anos a BlackBerry vai desaparecer.
Chegou o fim da BlackBerry
Depois de muitos anos de problemas e a apresentação de alguns smartphones já sem o seu ADN, a TCL foi a empresa que resolveu pegar na marca BlackBerry e dar-lhe um novo rumo. Esta associação aconteceu em 2016 e dava à marca chinesa o direito de criar os seus smartphones.
A TCL sempre manteve a BlackBerry associada aos equipamentos que eram a sua imagem de marca, principalmente com teclados físicos e as mesmas linhas. Deste casamento surgiram propostas como o KEYone ou o KEY2, que mesmo sendo máquinas de topo acabaram por não ter muito sucesso.
— BlackBerry Mobile (@BBMobile) February 3, 2020
A TCL vai deixar de fabricar estes smartphones
Esta associação parece agora ter inesperadamente chegado ao fim, com as duas marcas a emitirem um comunicado onde revelam que a associação da TCL à BlackBerry terminará este ano, em agosto. A partir dessa data, a marca chinesa deixará de fabricar estes smartphones.
Os atuais utilizadores destes equipamentos não precisam de se preocupar com o fim do suporte da marca. Está garantido que o suporte será mantido posteriormente, até ao dia 31 de agosto de 2021. Até lá a TCL irá garantir atualizações e reparações nos equipamentos.
O fim do acordo com a marca chinesa
Este é, na verdade, um caminho que todavia muitos esperavam. A BlackBerry acabou por perder a sua força ao longo dos anos e os seus serviços simplesmente desapareceram. A escolha do Android foi acertada, mas a verdade é que tinham de competir com muitas marcas concorrentes.
O fim da BlackBerry vem assim terminar de vez a presença da marca no campo dos smartphones. Depois de os seus serviços móveis terem sido desligados, terminam de vez os smartphones. A empresa não desaparecerá e continuará a sua aposta noutras áreas.