A OnePlus é conhecida por criar equipamentos que agradam particularmente aos utilizadores e por usar soluções que são um pouco contra a corrente do universo Android.
Nem sempre esta empresa esteve isenta de problemas, especialmente em termos de aplicações usadas e que alteram o comportamento dos smartphones. Um novo problema surgiu agora, com a descoberta de uma app instalada que faz root aos seus equipamentos, sem requerer o desbloqueio do bootloader.
Foi a análise cuidada de um utilizador de um smartphone OnePlus que descobriu a presença de uma aplicação que muitos consideraram suspeita. Segundo a avaliação de Elliot Alderson, estes smartphones tem instalado no seu sistema operativo uma app de testes que permite, entre muitas outras coisas, que seja feito root aos dispositivos sem qualquer intervenção no bootloader.
Se para muitos esta pode ser situação interessante, a verdade é que representa um falha de segurança e um perigo para os utilizadores. Com o simples acesso físico ao smartphone pode ser possível fazer root e depois instalar aplicações com acesso aos dados dos utilizadores, sem que estes tenham conhecimento.
Segundo informações que já circulam, a app, de nome EngineerMode, pertence à Qualcomm e é usada para realizar testes aos equipamentos onde os SoCs da marca estão instalados. Provavelmente a presença dessa app deve-se a uma falha que permitiu que a mesma ficasse esquecida na versão Android que é instalada nestes dispositivos.
A presença da app não está generalizada nos smartphones da empresa, tendo sido até agora detetada apenas no OnePlus 3, no OnePlus 3T e no OnePlus 5.
Já existe uma reação da marca chinesa que está a avaliar esta situação e a tentar descobrir uma forma de remover a aplicação de forma definitiva. É por isso esperado que em breve surja mais uma atualização do OxigenOS que tratará de remover o EngineerMode.
Depois de ter estado envolvida em problemas por recolher, de forma não autorizada, informações sobre os utilizadores, surge agora mais uma situação embaraçosa para a OnePlus, com a descoberta desta aplicação que pode colocar em perigo os utilizadores e os seus dados.