Pplware

MWC19: Nubia Alpha, o smartwatch que é (literalmente) um smartphone

O 2.º dia do Mobile World Congress continua a trazer-nos maravilhas da tecnologia, agora pela mão (ou pulso) da Nubia, a submarca de luxo da chinesa ZTE. Assim sendo, está na hora de conhecer o smartphone que pode usar no seu pulso. Ou melhor, o relógio inteligente que também é um smartphone, o Nubia Alpha.

Este produto, o novo wearable com ecrã flexível chega às lojas em 2019 e já lhe podemos contar tudo sobre ele.


O Nubia Apha tem um ecrã de 4 polegadas e uma bateria de 500 mAh para lhe dar energia durante todo o dia. Conta ainda com um sistema operativo desenvolvido pela própria marca, especificamente para este novo formato de smartphone que pode utilizar no seu pulso.

Chegou o Nubia Alpha, o smartphone vestível

Foi há poucas horas que ficámos a conhecer este peculiar dispositivo móvel, uma junção entre relógio inteligente e smartphone. Assim sendo, temos uma diferente abordagem ao tema que está a pautar todo o congresso, os smartphones dobráveis e respetivos ecrãs flexíveis.

É certo que o conceito de smartphone de pulso não é uma novidade, mas a forma como se apresenta ao público é revolucionária.

De acordo com a própria fabricante, o Nubia Alpha quer trazer o melhor de dois mundos, diretamente para o seu pulso e criando assim um novo nicho. Após vários anos de desenvolvimento, os ecrãs dobráveis estão a ganhar cada vez mais destaque. São já várias as empresas que apresentaram as suas soluções e agora é a vez da Nubia.

Nubia alpha relógio smartphone MWC19 2 10.47.02

O ecrã de 4 polegadas foi fabricado em colaboração com a Visionox, sendo um display OLED capaz de se dobrar em torno do seu pulso. A fabricante orgulha-se do brilho e definição deste painel, bem como de todas as novas capacidades e formato que este permite explorar.

O Nubia Alpha foi apresentado no MWC19

A Nubia vai assim ao encontra das grandes fabricantes como a Samsung e Huawei que já nos apresentaram os seus smartphones dobráveis. Contudo, sendo um formato que só agora está a despontar, a Nubia sabe que existem limitações para um ecrã dobrável e a sua longevidade. Em seguida podemos ver a sua implementação.

 

Partindo desta premissa, a fabricante chinesa resolveu contornar este status quo ao aplicar o ecrã flexível a um relógio. Assim, ainda que esteja dobrado, o ecrã não sofrerá com o abrir e fechar. Por outras palavras, não se desgastará com a fricção mecânica de dobragem do mesmo.

Um ponto de partida familiar: o relógio

Assim sendo, temos aqui uma solução criativa por parte da Nubia, ao utilizar um conceito já familiar ao consumidor, o relógio inteligente. A este é aplicado o novo tipo de ecrãs, flexíveis. Aliás, bem como vários outros componentes que lhe conferem capacidades normalmente associadas a um smartphone.

É a partir deste conceito familiar, de relógio inteligente ou smartwatch que todo o Nubia Alpha foi desenvolvido. Integrando assim várias funcionalidades normalmente associadas a um smartphone. Assim sendo, temos aqui conetividade Bluetooth, Wifi, bem como um cartão eSIM para ligação às redes de telecomunicações 4G. Por conseguinte, podemos considerá-lo um smartphone vestível.

Um conceito arrojado, mas que tem a sua razão de ser. O Nubia Alpha permite fazer chamadas, enviar mensagens de texto (SMSs), bem como aceder à Internet. Tudo isto sem depender de um smartphone convencional para qualquer uma destas funções supracitadas.

Em segundo lugar, o arrojado objetivo, o smartphone vestível

Efetivamente, a Nubia quer mudar o formato do smartphone tradicional. Nesse sentido sugere o seu Alpha com nova abordagem, um smartphone para o seu pulso e no seu pulso. Sem receio de explorar este arrojado objetivo, tornado possível com o advento dos ecrãs dobráveis.

Assim sendo, neste Nubia Alpha temos um processador Snapdragon 2100 da Qualcomm. Trata-se de uma plataforma móvel concebida especificamente para dispositivos vestíveis. Mais ainda, temos também uma câmara fotográfica de 5 MP com controlos simples e intuitivos neste sistema criado pela própria Nubia.

Em suma, o Nubia Alpha é um smartphone “de vestir”

Até mesmo para nós, este conceito é surpreendente e teremos que o testar a fundo para nos inteirarmos das suas capacidades e aplicações. Contudo, o Nubia Alpha apresenta um conjunto promissor de especificações neste produto, com 1 GB de memória RAM, bem como 8 GB de armazenamento interno.

Aqui de acordo com a própria empresa, teremos espaço para mil músicas, dois mil pequenos vídeos, bem como seis mil fotografias. Porém, tudo dependerá do tipo de utilização e quantidade ou duração de vídeos e músicas armazenadas neste smartphone vestível.

O Alpha conta ainda com várias capacidades de monitorização da atividade física. Por conseguinte, temos um sensor de batimentos cardíacos. Aqui bem como a capacidade de acompanhar os ciclos de sono. O smartphone pode ser ainda utilizado para controlar os novos auriculares sem-fios da marca, os Nubia Pods.

A grande novidade da Nubia no MWC19

Por fim, este smartphone vestível é construído em aço inoxidável. Estará disponível em duas cores, preto e dourado, sendo a pulseira desta edição banhada a ouro de 18K.  Com uma bateria de 500 mAh, a Nubia afirma que será o suficiente para uma utilização comum durante um a dois dias. Algo que também será possível graças ao software otimizado pela marca.

O Nubia Alpha vai chegar ao mercado em 2019 com duas versões. Em primeiro lugar com um preço de venda ao público de 449 euros na versão Bluetooth, disponível a partir de abril. Em segundo lugar na versão 4G (e-SIM), a partir de 549 euros. Dentro desta, teremos a versão banhada a ouro, por 649 euros.

Já se imaginou a utilizar um smartphone no seu pulso?
Exit mobile version