Pplware

Não deixe que o Messenger do Facebook o espie no Android

Não têm sido fáceis os últimos dias do Facebook. Para além do problema que rebentou com a Cambridge Analytica, muitos começaram a abandonar a rede social, o que se refletiu na sua cotação em bolsa.

Há, no entanto, para quem fica na rede social, uma consciencialização dos dados que são partilhados, muitas vezes de forma inconsciente. Depois de vermos o que o Messenger do Android recolhe, é hora de explicarmos como se podem desligar e parar de partilhar essa informação.


Ao instalar o Messenger no Android somos brindados com um conjunto de pedidos de permissões de acesso ao Android, que muitos não entendem, mas que acabam por concordar dar acesso.

É com base nessas permissões que o Facebook recolhe muita da sua informação e que, na verdade, nem necessita para poder prestar o serviço do Messenger. Vamos ver como podem controlar essas permissões e remover as que não precisam.

Como aceder às permissões do Messenger no Android

No Android as permissões estão nas Definições, junto das informações de cada uma das aplicações. Devem por isso, e em primeiro lugar, aceder às Definições do Android.

De seguida, e para continuarem este processo, devem procurar e abrir a opção Aplicações e notificações.

Uma vez ai dentro, devem procurar o acesso à lista de todas as aplicações. Isso é feito na opção Informação da aplicação.

Por fim devem percorrer a lista de aplicações até que encontrem o Messenger. Para acederem aos seus dados devem carregar na app.

Como alterar as permissões do Messenger do Android

Agora que têm acesso às informações da app Messenger, é hora de verificar que permissões esta tem associada. Procurem por Permissões e abram essa zona.

Ao abrirem vão ver a lista das permissões possíveis e aquelas a que já têm acesso. Pare removerem qualquer permissão só precisam de a desligar.

Mas as permissões não fazem falta ao Messenger?

Claro que estas permissões, para além de serem (supostamente) usadas para recolher dados, são necessárias em algumas das funcionalidades nativas do Messenger. É por isso importante que ponderem e vejam as que querem remover. No caso dos SMS serve para confirmar a vossa conta e para ler e enviar mensagens, se ativarem esta opção.

Há ainda o armazenamento e a câmara, que serve para a partilha e captura de fotografias, o microfone para gravar e enviar mensagens de voz e a localização para a partilha da mesma.

Mesmo que removam todas as permissões, o Messenger irá voltar a pedi-las sempre que precisar. Devem nessa altura ponderar se querem mesmo abrir essa porta do vosso Android ao Facebook.

O grande problema do Messenger do Facebook

Exit mobile version