Pplware

Kirin 970 bate Snapdragon 845 em novo teste de benchmark

Todos os anos, com o lançamento de novos processadores, é constante a guerra para encontrar o mais potente.

De entre os vários testes de benchmark existentes, chega agora um novo que coloca o Kirin 970 no topo.


Os processadores mobile estão cada vez mais potentes e fornecem hoje aos smartphones capacidades de processamento cada vez maiores.

De forma a avaliar o seu desempenho, são vários os testes de benchmark que garantem a comparação entre os diferentes chips no mercado, estando no entanto sempre novos a aparecer no mercado.

Desenvolvido por um grupo de investigadores da ETH Zurich, surgiu agora um novo teste, chamado AI Benchmark que, tal como o nome indica, é centrado no processamento para inteligência artificial.

De forma a definir um resultado final  esta aplicação analisa o desempenho em tarefas como a classificação de imagens, o reconhecimento facial, a estabilização de imagens, o aumento de resolução de imagens e a segmentação de fotografias.

Observando a tabela classificativa no seu website, podemos observar uma vantagem clara do processador da Huawei, o Kirin 970, com 6284, face ao segundo classificado, o snapdragon 845, que registou apenas 1304 pontos.

Embora as várias fabricantes de processadores afirmem que os seus processadores já tirem proveito do processamento em AI, segundo a análise destes investigadores não será bem assim.

No caso do Kirin 970, a investigação afirma que o NPU incluído neste processador oferece uma aceleração 10x superior em redes neurais, não dando hipótese às marcas concorrentes. No entanto, esta afirmação já não é igual para as redes quânticas, onde a Huawei já prometeu o suporte a este tipo de redes mais para o final do ano.

No caso do Snapdragon 845, os autores destes dados afirmam que este apenas consegue implementar uma aceleração nas redes quânticas, que ainda não são suportadas pelos smartphones, o que anula o seu efeito nos smartphones equipados com este processador. Em teoria, é possível implementar este tipo de aceleração nestas redes, no entanto os controladores ainda não estão disponíveis para este processador, sendo necessário utilizar por agora o SDK proprietário da Qualcomm.

Por fim, no caso dos processadores Samsung, a aceleração AI só está disponível a partir do Android 8.1, algo que poucos têm, e nos Mediatek estão a ser suportadas as redes quânticas e normais, podendo atingir altos níveis de desempenho.

Em suma, no caso da aceleração para inteligência artificial, o Kirin 970 da Huawei com NPU dedicado não dá hipóteses à concorrência, havendo ainda uma margem de progressão.

Caso queira testar o seu smartphone Android, já pode instalar o AI Benchmark na Google Play Store.

Exit mobile version