Foi no final de 2023 que a Xiaomi revelou e lançou o HyperOS. Este sistema trouxe muitas novidades e um avida nova a alguns smartphones da marca. Agora este sistema começou a receber uma atualização muito importante e de uma forma global. Conheça as novidades do HyperOS 1.5 e quem recebe esta nova versão.
As grandes novidades da Xiaomi para os seus smartphones
O HyperOS é um sistema com o qual a Xiaomi quer unificar a experiência em todos os seus dispositivos, incluindo o seu carro elétrico. Agora, a empresa lançou a versão global do HyperOS 1.5, a nova versão do seu sistema operativo, e já começou a chegar aos dispositivos compatíveis.
Esta versão não é uma grande atualização que inclua mudanças radicais na interface do utilizador ou muitas novidades. Isso fica para o HyperOS 2.0, que já está em desenvolvimento e deverá chegar este ano. Em vez disso, a versão HyperOS 1.5 é dedicada a melhorar a experiência num sistema que, por si só, já é muito mais suave do que a MIUI.
- Aplicação de ficheiros : o carregamento da lista de ficheiros foi otimizado
- Barra de estado e barra de notificações: Melhoria de desempenho e pequenas correções de bugs
- Notas, Relógio e Centro de Controlo: melhoria de desempenho e pequenas correções de bugs
- Calculadora: otimizada a sensibilidade das teclas ao utilizar a aplicação, para evitar erros ao pressionar
- Aplicação Gallery: As visualizações de imagens e vídeos carregam mais rapidamente, os vídeos são reproduzidos de forma mais fluida, o desempenho geral foi melhorado e os bugs foram corrigidos
- Widgets: Nova funcionalidade de viagem que lembra horários de voos e comboios, melhorias na animação de zoom no widget de música, corrigiu pequenos problemas com o widget de relógio e melhorou geralmente a velocidade de carregamento dos widgets
- Aplicação Notas: corrigido um erro que ocorre quando um anexo é superior a 20 MB
- Centro de Controlo: Corrigido um bug que causava falha na utilização de trocas rápidas no Centro de Controlo
Esta atualização inclui ainda melhorias gerais para o sistema, com o pré-carregamento de apps mais rápido e com animações são mais suaves e rápidas. Há ainda uma melhoria do desempenho geral e o uso da memória em segundo plano otimizado. Foi corrigido um problema com as notificações que podiam causar reinicializações.
Quem receberá o HyperOS 1.5 muito em breve?
Espera-se que todos os smartphones que vão receber o HyperOS 2.0 sejam antes atualizados com a versão 1.5 pela Xiaomi. Os primeiros dispositivos que podem agora ser atualizados são o Xiaomi 14 Ultra e o POCO F6 Pro, mas espera-se que muitos outros smartphones e tablets também recebam esta versão. Entre estes temos:
- Xiaomi 14
- Xiaomi 14 Pro
- Redmi K60 Ultra
- POCO F6
- Xiaomi 13T
- Xiaomi 13T Pro
- Xiaomi MIX 4
Aos utilizadores bastará esperar até que chegue a atualização oficial. Para verificar se já recebeu, basta aceder à aplicação Definições no Xiaomi, selecionar “Sobre o telefone” e, por fim, clicar no logótipo do HyperOS para procurar uma nova versão do sistema operativo. Se estiver disponível, basta fazer a instalação.