A Huawei viu-se obrigada a abdicar do Android para os futuros smartphones, muito por causa das restrições impostas pelos Estados Unidos… Uma história que já aqui repetimos várias vezes e fomos contando os seus desenvolvimentos. Mas agora há informação relevante que revela bem a persistência da marca e até onde pode chegar com o seu HarmonyOS.
Num lançamento que decorreu há menos de três meses, o HarmonyOS já chegou a 70 milhões de utilizadores e há mais informações relevantes.
A Huawei, para combater as restrições norte-americanas, está a tornar-se numa empresa com smartphones cada vez mais chineses. A impossibilidade de utilizar os serviços Google já a tinha obrigado a criar uma loja de apps mais robusta, e o passo seguinte foi a criar um sistema operativo próprio.
HarmonyOS disponível para 100 modelos
Além dos novos smartphones lançados já com o HarmonyOS, o objetivo da Huawei é disponibilizar este sistema operativo para mais de 100 modelos de equipamentos sob a marca Huawei e Honor. Esse marco definido no início de junho, segundo a impressa chinesa, está prestes a ser atingido.
Apesar de estar disponível a nível global, é a China que retém a esmagadora maioria dos utilizadores. Na verdade, o sistema ainda não foi lançado há três meses e já existem 70 milhões de utilizadores ativos.
A teimosia da Huawei
O mercado de smartphones da Huawei ressentiu-se muito com todo o processo e limitações impostas pelo mundo ocidental. Recorde-se que esta empresa ia a um ritmo bastante consistente em direção ao primeiro lugar de vendas de smartphones pelo mundo. Hoje a sua presença é residual e, nesta fase, é importante não perder utilizadores no seu país de origem.
Ainda assim, vemos a Huawei a manter-se firme e com grande persistência, tendo mesmo referido há poucos dias que o seu objetivo era voltar ao pódio do mercado dos smartphones. Será que vai conseguir ou este é um segmento condenado para a Huawei?