Foi esta semana que a Huawei mostrou ao mundo a sua mais recente criação. O Mate 30 está recheado de hardware de topo, com argumentos que o colocam no topo da tabela de smartphones.
Mas, e fruto de todos os problemas com os EUA, a marca chinesa foi obrigada a abandonar a Google. Isso traz um ecossistema próprio, que tem alguns benefícios. Um deles é o Huawei Assistant, o assistente pessoal da Huawei.
Um novo assistente pessoal chega em breve
Ao não ter acesso aos serviços e apps da Google, pelas razões que todos conhecemos, a gigante chinesa viu-se na obrigação de criar alternativas. Para isso alargou ainda mais o seu ecossistema e quer que os programadores acompanhem a marca.
Claro que para isso tem de criar também alternativas próprias, que começam agora, com o Huawei Assistant. Este será um assistente pessoal do utilizador, mas também a união entre o sistema operativo e as aplicações. Está ainda a dar os primeiros passos, mas está plenamente funcional e pronto a chegar ao mercado.
Mate 30 vai estrear o Huawei Assistant
Este chegará já com o Mate 30 e terá algumas funções adicionais. Será responsável por garantir a pesquisa, tanto na Internet como dentro do próprio telefone.
A interação do Huawei Assistant será através de recomendações, noticias e notificações em tempo real. Estas vão ser organizadas em cartões inteligentes. A grande diferença face à concorrência é que os comandos vão ser dados por texto e não por voz.
Começou a mudança para a gigante chinesa
Segundo a marca, este chegará já com o Mate 30 e poderá ser posteriormente instalado nos restantes smartphones da marca. Esta última opção será feita através da AppGallery, a loja de apps da gigante chinesa.
A marca chinesa começa assim a criar as bases para ser completamente independente da Google e de outros fornecedores de serviço. O Huawei Mobile Services será o seu ecossistema e principalmente o abandono por completo da Google e dos seus serviços.