A criação de aplicações para os sistemas operativos dependem das linguagens de programação que lhe servem de base. O Swift, criado pela Apple e tornado Open Source, pode ser a próxima conquista do Android que assim vê chegar a si uma linguagem que começa a ser muito interessante para os programadores.
Desde que foi apresentado em 2014, o Swift tem crescido e ganho adeptos em todo o mundo da programação. Criado com o propósito de substituir o Objective C, tem conseguido ocupar outros espaços e é hoje uma linguagem de programação aberta, mais universal e presente noutras áreas.
Informações internas da Google revelaram agora que a empresa está a ponderar seriamente trazer o Swift para o Android, como uma linguagem de programação de primeira linha.
Usado para os desenvolvimentos do Android o Java, a Google não quererá fazer uma substituição imediata e total com o Swift. Deverá ser um processo gradual e que demorará alguns anos, mas que culminará com a substituição total do Java e a utilização do Swift.
A Google anda há algum tempo a procurar uma alternativa ao Java, para fugir de todos os problemas que têm tido e que têm resultado em processos por parte da Oracle.
O primeiro passo está já dado, com a mudança para o Open JDK, mas provavelmente a Google quer mudar muito mais e procurar outras abordagens.
Não existem ainda ferramentas para serem exploradas ou qualquer API adaptada para o Swift, mas a Google deverá investir na utilização desta nova linguagem de programação e ver como evolui, até que decidam realizar a mudança.