Pplware

Climatology: A aplicação que lhe diz o tempo provável no mundo

Uma área dos sistemas operativos móveis onde a oferta de aplicações é elevada e para todos os gostos é a previsão de tempo. Existem de todas as formas, feitios e até com características únicas e particulares.

Se a maioria faz uso de informação recolhida de forma central para apresentar a sua previsão, surge agora mais uma alternativa, baseada em informação recolhida, processada e armazenada, que não dá a previsão exacta ou que se pressupõem de ser a exacta, mas sim uma previsão baseada em estatísticas.

O Climatology é a mais recente oferta da Microsoft para Android e Windows Phone, criada pelas suas equipas de investigação e com o objectivo de partilhar informação climatérica usada pelos cientistas de vários projectos.

O Climatology segue uma linha diferente das normais aplicações de previsão de tempo. Não usa a informação de várias fontes públicas para apresentar aos utilizadores a previsão do tempo, mas sim informação que foi alvo de estudo de várias equipas de cientistas em vários projectos.

Ao contrário do que é normal, o Climatology dá aos utilizadores previsões baseadas em dados objectivos e estatísticos, mostrando aos utilizadores previsões para alturas específicas do ano, ordenadas de forma mensal.

Podem ver dados associados à temperatura média por mês, o número médio de dias de chuva por ano e a média de dias de sol mensalmente.

A informação é apresentada de forma gráfica e muito associada aos mapas que estão na sua interface, permitindo ao utilizador ver não apenas a sua área escolhida mas também áreas vizinhas.

A descrição da aplicação mostra como é ideal para procurar áreas com determinadas características em alturas do ano específicas, com utilização não apenas dos parâmetros disponíveis (temperatura, chuva e sol) mas também com recurso aos mapas.

Esta não é uma aplicação para todos os utilizadores, mas sim dedicada aos que procuram locais no planeta com determinados padrões bem específicos e com características de tempo próprias.

Pode ainda ser usada para verem das diferenças entre locais no planeta, comparando as diferentes métricas disponíveis.

Da mesma forma podem também ver a evolução ao longo do ano numa dessas mesmas métricas, vendo o tempo a evoluir durante esse período.

Mesmo sendo uma aplicação com algumas particularidades específicas, é interessante de ser explorada pelos dados que apresenta e pela informação a que nos dá acesso.

O Climatology é uma aplicação “prova de conceito” e que faz uso de informação que muitos cientistas processaram e usaram nas suas investigações.


Preço: Gratuito
Sistemas Operativos: Windows Phone e Android
Download: Android | Windows Phone

Exit mobile version