Benchmark & Tuning – O seu Android é potente?
Por Francisco Franco para o PPLWARE.COM
Como seres humanos competitivos que somos é sempre engraçado poder comparar os nossos Androids com outros Androids e poder gozar com os nossos amigos. É para isso que existem os Benchmarks, muito famosos nos computadores e que encontraram também uma casa no Android, muito devido à versatilidade deste Sistema Operativo e a possibilidade de personalização. É com este pensamento em mente que hoje vos anuncio uma nova aplicação de benchmark chamada Benchmark & Tuning criada pelo meu grande amigo Christian Göllner.
A primeira coisa que salta à vista é o layout polido e moderno a lembrar os tons do Ice Cream Sandwich (será por eu lhe ter emprestado o meu Galaxy Nexus durante uns dias?...). O menu principal é intuitivo e fácil de se ler com as opções “Run Full Benchmark” onde se corre todos os testes ao telemóvel, “Run Custom Benchmark”, onde se pode escolher que tipo de testes se querem fazer, incluindo fazer o teste multi-threaded ou single-threaded (conforme se tenha um single core ou um dual core). É a primeira app de benchmarks que eu conheço que tem um painel para se mudar o governor e as frequências do CPU na hora, sem se ter que recorrer a apps extras.
Obviamente que isto só funciona com root. Sem dúvida das minhas funcionalidades favoritas e que uso bastante para poder mudar settings no momento e várias vezes de cada batch de testes que faça. Tem outra opção chamada “Scores” onde se pode ver a lista de todos os scores que já foram introduzidos na aplicação, e para terminal tem “System Info” que mostra informações detalhadas sobre o nosso device...informações para geeks portanto (sim eu gosto muito deste painel de informações).
Vou falar um pouco sobre a funcionalidade de ver os Scores, que é, para mim, a GRANDE mais valia desta aplicação. Para começar tem uma lista com cerca de 15 devices com valores de fábrica, tudo valores verdadeiros pois eu e o Christian fizemos um raid à Fnac e à Worten do Cascais Shopping e testamos todos os telemóveis em que tivemos acesso a Internet. Portanto até aqui a aplicação dá a informação fidedigna para poderem comparar os vossos resultados correctamente. No painel dos Scores pode-se também ver os resultados da base de dados online, que se divide em “Users best results” (resultados não stock de utilizadores), e em “All results” (que junta os resultados dos utilizadores com os resultados dos telemóveis de fábrica). Depois temos mais duas opções “Your device - Users best results” e “Your device - All results” que dizem respeito apenas a scores do nosso telemóvel, usando a tal base de dados online. É de realçar o trabalho e polimento que o Christian conseguiu imprimir nesta funcionalidade.
Passando aos testes em si, esta aplicação testa o CPU, a memória e as operações IO (basicamente as 3 categorias mais importantes num Android)
Testes CPU:
- Arithmetic int, float, double
- Sorting int, float, double
- Crypto AES 128bits, 256bits
- Triple DES 128bits, 192bits
Teste memória:
- Memory allocations
Testes IO:
- Database read/write
- Files read/write sequencial and random
Após estes testes estarem concluídos é nos apresentado um conjunto de gráficos semi 3D que nos mostra onde o nosso resultado se encontra numa lista de X telemóveis. Pode se então escolher enviar os nossos resultados para a base de dados online para então vermos se temos em nossa posse o melhor telemóvel do universo... ou não.
O autor da aplicação tem duas versões, uma Pro e uma Free. A Pro oferece estas vantagens:
- Sem publicidade
- Custom benchmarks
- Resultados detalhados (CPU, Memory e IO)
- Funcionalidade de voltar a correr o teste a partir do painel dos scores
Por 1,46€ esta aplicação é uma pechincha tendo em conta as funcionalidades oferecidas. É completa e cumpre o que promete em todos os sentidos. Surpreende com o layout oferecido, simples, limpo e cativante pelas cores suaves.
Absolutamente recomendado, é a minha aplicação de benchmarks de eleição.
Download da Versão gratuita aqui
Este artigo tem mais de um ano
Caro , Francisco Franco ,
Bom dia os meus agradecimentos pelo seu trabalho em prol da comunidade Open Source ,. mais uma excelente aplicação paga mas o 1,46 € que dei foi com todo o gosto , made in PORTUGAL .
Aceite os meus sinceros CUMPRIMENTOS
Serva
Noticia do dia…o Francisco vai passar a ser nosso colaborador
Excelente noticia, aproveito para vos dar os parabéns pelo trabalho que têm feito.
Muitos parabéns!
Bom dia ,
Peço desculpa acabei de constactar que também existe ma versão gratuita .
As minhas desculpas
Serva
É de facto um aplicação interessante, mas…os resultados são pouco precisos…
Tenho um HTC HD 2 a correr Android, e corri este programa (versão gratuita) várias vezes (umas 10) e tenho valores entre 6158 e 6765…
Não é lá muito consistente…
Caro SmileX,
provavelmente o governor do teu telefone está a fazer variar bastante as frequências do CPU. Assim sendo, recomendo (se tiveres Root) ajustares a frequência mínima para o mesmo valor da frequência máxima. Dessa maneira provavelmente vais ter resultados mais consistentes. De qualquer modo é muito dificil o sistema comportar-se da mesma forma em todos os instantes temporais.
Obrigado Christian pela explicação.
Quando coloquei a frequencia maxima igual à minima os resultados foram muito mais homogeneos.
A maquina já está a pedir a reforma 😛
De nada. Se tiveres mais questões é só dizeres! 😀
Encontra-se disponível no xda:
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1506588
* Encontra-se disponível em versão gratuita no xda:
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1506588
muito obrigado!
ia ser dificil testar no meu dropad sem ter o apk…
excelente link, mesmo a calhar!
os bemchmark não existem para gozar com os nossos amigos. Isso é coisa de putos. Os benchmarks existem para termos a noção de quanto vale um determinado equipamento.
Discordo da tua análise sobre a classificação do design. Deves usar adjetivos pessoais, pois é apenas tua opinião. Por exemplo, eu discordo dela. Mas também é apenas a minha opinião.
Tens uma escrita muita fluida. Os meus parabéns.
Obrigado pelas criticas construtivas.
Em relação à questão do gozo discordo totalmente. Quem é que nao gosta de brincar com os amigos e dizer que fizemos melhores resultados que eles? Temos tantas preocupações no dia a dia não vamos fazer disto também uma coisa séria 😉
Gostei, simples e intuitiva a aplicação
É expectável que o tempo que o processador fica na frequência mínima seja semelhante ao que permanece na frequência máxima?
Penso que depende do teu uso do telefone. Se fazes coisas que exigem muitos recursos (jogos por exemplo) a frequência do cpu aumenta. Se tiveres com o telemóvel em idle a frequência desce.
Sem estar a utilizar o telemóvel e sem acesso à Internet.A referência temporal ainda é pequena cerca de 3 horas mas pareceu-me estranho este facto…
Pois.. pode ser que o teu telefone esteja a correr algum(s) serviço(s) em plano de fundo e que esteja assim a gastar recursos. É uma questão de ires ver aos processos em execução e parares aqueles que achares desnecessários.
Boa noite ,
Caro Francisco Franco , o Pplware hoje ficou mais rico com a tua disponibilidade de colaborares neste Blog , aprecio muito o teu trabalho e vou acompanhado de tempo a tempo o que tens vindo a fazer por esta comunidade , desde já os meus agradecimentos .
Hoje depois de postar no tópico da Foxconn e de referir a um grupo de rock Progressivo com um filme associado o The Wall , neste post em concreto a comunidade Open Source faz-me lembrar muito a musica do Jonh Lennom ” IMAGINE ” .
Um bem haja por todo o teu esforço em prol destes Geeks .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
Muito obrigado serva, farei o meu melhor em prol do pplware 😉