A falta de atualizações sempre foi um problema grave do Android. Mesmo com as marcas a fazerem esforços para manter os seus smartphones atualizados, a verdade é que estes demoram a chegar.
Uma análise ao universo Android revelou agora que este cenário está a mudar completamente. As atualizações mensais de segurança estão a chegar cada vez mais depressa aos smartphones que usam o sistema operativo da Google.
Uma boa notícia para o Android
Mais que as novas versões do Android, a Google tem apostado nas atualizações mensais do seu sistema. Estas não trazem novidades, mas sim correções de segurança e a resolução de falhas que vão sendo encontradas e tratadas.
Se este era um cenário que poucas marcas seguiam de forma frequente, agora tem mudado e evoluído. Uma análise da empresa SRLabs revelou que cada vez mais as marcas apostam nestas atualizações e demoram menos dias a lançar as atualizações.
Atualizações mensais de segurança mais rápidas
Para além da Google, algo óbvio, a Nokia e a Sony seguem o mesmo caminho e apresentam as atualizações de imediato. Esta lista segue com a Huawei, LG e Samsung a demorarem poucos dias a colocar nos seus smartphones as correções de segurança.
No extremo oposto temos a Vivo, HTC e Xiaomi e as suas atualizações. Estas marcas são as que mais demoram a colocar nos seus smartphones as correções que a Google cria para o Android. Em média estas demoram mais de um mês a chegar.
Uma evolução importante para os smartphones
Estes dados são uma clara evolução desde 2018, altura em que a SRLabs baseou o seu estudo. As marcas passaram de uma média de 44 dias para os atuais 38 dias, em média, que atualmente demoram a chegar aos smartphones.
Os dados mais recentes mostram que apenas 1 em cada 10 smartphones está atualizado para a mais recente versão deste sistema. Com estes números preocupantes de fragmentação no Android, a Google e as marcas têm ainda um longo caminho a percorrer.