Pplware

App Nothing Chats que promete o iMessage no Android foi retirada da Play Store

A chegada do iMessage ao Android é algo que muitos esperam há muitos anos. As soluções aparecem, mas nunca vingam, muitas vezes por falta de apoio oficial ou de outras áreas. A Nothing queria mudar isso com o Nothing Chats, mas acabou por ter de retirar a sua app da Play Store por graves problemas de segurança.


Lançada na passada sexta-feira, a app Nothing Chat prometia trazer para o Android, e em exclusivo para o Nothig Phone (2), o serviço de mensagens exclusivo da Apple. O iMessage é um elemento diferenciador entre o iOS e o Android, e a Apple insiste em mantê-lo apenas para os seus equipamentos.

Para o conseguir, a Nothing associou-se à Sunbird e aproveitou a solução que já havia sido revelada no ano passado. Esta não requer mais do que um Apple ID e a instalação da app. Tudo deveria ser transmitido para um ponto central em segurança e com cifra de ponto a ponto. Isso impedia que as mensagens fossem lidas ou alteradas.

A verdade é que esta suposta segurança não existe e, como já mostrámos, as mensagens circulam de forma clara (em HTTP). A Sunbird já reagiu a esta situação e garantiu que mesmo circulando em HTTP, estas não estão acessíveis ou podem ser lidas, sendo apenas um pedido inicial na comunicação.

Ainda assim, e por estes supostos problemas de segurança, a Nothing resolveu tomar a medida mais esperada. Removeu a app Nothing Chats da Play Store, que estava ainda em beta, e adiou para mais tarde o seu lançamento oficial e formal.

A Nothing revelou ainda que aproveitará este tempo para melhorar a sua proposta e para resolver alguns bugs que foram encontrados. Além disso, e como esperado, vão resolver o problema de segurança associado. Para isso vão também contar com a ajuda da Sunbird.

Com a Apple a garantir que vai adotar o protocolo RCS para mensagens, a solução da Nothing poderá não ser necessária. É um serviço diferente, mas provavelmente terá muito do que é pedido, sem a necessidade de qualquer alteração ou app no Android.

Exit mobile version