No inicio deste ano, falámos aqui e aqui, que a Google provavelmente iria abandonar a linha Nexus em prol do programa Android Silver. Um novo programa que teria como principal objectivo promover a qualidade e incentivar os fabricantes de dispositivos móveis a criarem modelos mais sofisticados dos seus dispositivos para correr versões “clean” do Android.
Depois de vários meses sem se ter ouvido noticias sobre este programa, possivelmente adiamentos, surgem agora informações importantes…
Este programa deveria arrancar algures durante 2015, teria como objectivo substituir a linha Nexus e aproximar os fabricantes à linha AOSP, do género do programa Google Play Edition.
Nikesh Arora, CBO (Chief Business Officer), Senior Vice Presidente da Google e responsável pelo programa Android Silver, demitiu-se em Julho para rumar ao cargo de Vice CEO do SoftBank. Desde então este programa tem andado numa situação de indecisão, ao que parece com a saída de Arora, o Android Silver basicamente deixou de fazer sentido.
De acordo com o The Information, até mesmo a própria Google nunca esteve totalmente de acordo com os planos de Nikesh, chegando mesmo a questionar quais seriam as implicações que iria ter com o programa Nexus. Basicamente a gigante das pesquisas não tem ideias de terminar este programa tão cedo.
As operadoras americanas e os fabricantes também não estavam muito de acordo com o Android Silver. Cada software, Android AOSP ou o costumizado pelas OEMs, têm benefícios para os utilizadores. As fabricantes e as operadoras não querem abdicar disso.
A ideia de Nikesh Arora não era de toda má. A ideia seria uma forma da Google concorrer directamente com a Apple no mercado americano com o Android puro.
A fonte que falou com o The Information não revela informações especificas de que o programa Android Silver está morto, mas tendo em conta que a Google e a Motorola têm estado a trabalhar fortemente na construção do novo Nexus que tem como nome de código Shamu, o programa Silver parece já ter sido arrumado numa gaveta.
Certamente será uma excelente noticia para os que gostam da linha Nexus, por enquanto a Google vai continuar a fazer parceria com algumas das grandes fabricantes para a construção do seu equipamento Android puro.
O novo Nexus deverá ser lançado já no próximo mês de Outubro juntamente com o aguardado Android L 5.0 que trás como principal inovação o Project Volta entre outras excelentes novidades (segundo os rumores).
Fonte: The Information
Via: AndroidPolice
Já esperava que o programa Android Silver fosse descontinuado?