A Google tem estado a desenvolver o Android Q e a preparar todas as novidades que tem pensadas para este novo sistema operativo. Com a chegada da 4ª versões de testes, várias melhorias surgiram.
Uma das mais significativas, pelo menos para o Android, é regresso do reconhecimento facial ao SO da Google. Desta vez será mais seguro e chegará a muitos mais smartphones com este sistema.
Foi esta semana que a Google libertou a 4ª versão de testes do Android Q. Esta é a próxima grande atualização do sistema da Google e mais uma vez as novidades são muitas. Estas têm vindo a ser mostradas, ainda que de forma lenta.
Das muitas melhorias que surgiram com esta nova versão de testes, uma das mais importantes está na segurança. Presente no Android está novamente o reconhecimento facial, depois de muitos anos longe deste sistema.
As referências esta capacidade são já muitas e cada vez mais visíveis. Na 4ª versão de testes a pesquisa nas definições mostra já muitas entradas para este sistema de segurança. Em breve, e antes da versão final, deverá ser possível ter acesso a esta novidade de forma plena.
Do que se sabe, este reconhecimento facial deverá dar ao utilizador a possibilidade de desbloquear o smartphone, lançar aplicações e até efetuar pagamentos. Provavelmente vão existir mais capacidades no futuro próximo, à medida que a Google desenvolver esta novidade.
O reconhecimento facial já está presente no Android. Esta é ainda uma implementação básica e que facilmente pode ser enganada. Recentemente surgiram smartphones com esta capacidade nativa, como o Huawei Mate 20, com padrões de segurança muito mais elevados.
A Google vai continuar a desenvolver o Android Q e a melhorar todas as novidades que lhe deu. Provavelmente no final do verão será apresentada a versão final, que depois será lançada pelos diferentes fabricantes de smartphones.